“VALE PONTO, PROFESSOR?” Curadoria de Práticas Avaliativas para Aprendizagem de História no nível médio

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, Rafael Santana,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-04T12:36:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-04T12:36:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.other“VALE PONTO, PROFESSOR?” Curadoria de Práticas Avaliativas para Aprendizagem de História no nível médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727437-
Resumo: dc.description.abstractA avaliação pode assumir significados distintos entre docentes e estudantes. O ensino de história deve ser pensado para além da construção de saberes na perspectiva intelectual, necessita ser uma prática pedagógica que possibilite o desenvolvimento social, afetivo, motor, ecológico e, por conseguinte, uma prática avaliativa que tenha a interculturalidade como ferramenta pedagógica, promovendo a dignidade, igualdade, equidade e respeito. O objetivo desta pesquisa foi perceber a aprendizagem histórica tendo as práticas avaliativas como ponto de partida, saber o que se passa entre as práticas de ensino e as narrativas dos estudantes sobre as práticas avaliativas. Ao entrar em contato com as narrativas dos estudantes, enquanto professor-historiador, a intenção é urdir as maneiras de ver e dizer as aprendizagens históricas relatadas pelos estudantes, situando-as no contexto das práticas avaliativas no ensino médio. A constituição de uma memória de si é também uma forma de ver e dizer o mundo. Ao dizer sobre as memórias das práticas avaliativas no Ensino de História, os estudantes reverberam de que forma há a operacionalização dos conceitos e a constituição do pensamento histórico. As narrativas autobiográficas dos estudantes do Ensino Médio possibilitaram para além de construir as trajetórias individuais, descortinar um quadro referencial a fim de realizar o objetivo desta pesquisa, uma Curadoria de Práticas Avaliativas Formativas para o Ensino de História. O intuito final de disponibilizar aos professores e professoras do Nível Médio propostas de situações avaliativas formativas foi alcançado com base nas entrevistas e nas análises das dissertações no repositório da EDUCAPES. A curadoria de conhecimento na prática educativa, neste trabalho buscou atuar em favor de uma ampliação de discussões teóricometodológicas sobre avaliação com um real significado para as aprendizagens dos alunos e alunas do nível médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Aprendizagem histórica; Cotidiano Escolar e Saberes Históricos; Avaliação; ; Entrevista narrativa; Curadoria.pt_BR
Título: dc.title“VALE PONTO, PROFESSOR?” Curadoria de Práticas Avaliativas para Aprendizagem de História no nível médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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