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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, Rafael Santana, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-04T12:36:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-04T12:36:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | “VALE PONTO, PROFESSOR?” Curadoria de Práticas Avaliativas para Aprendizagem de História no nível médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727437 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A avaliação pode assumir significados distintos entre docentes e estudantes. O ensino de história deve ser pensado para além da construção de saberes na perspectiva intelectual, necessita ser uma prática pedagógica que possibilite o desenvolvimento social, afetivo, motor, ecológico e, por conseguinte, uma prática avaliativa que tenha a interculturalidade como ferramenta pedagógica, promovendo a dignidade, igualdade, equidade e respeito. O objetivo desta pesquisa foi perceber a aprendizagem histórica tendo as práticas avaliativas como ponto de partida, saber o que se passa entre as práticas de ensino e as narrativas dos estudantes sobre as práticas avaliativas. Ao entrar em contato com as narrativas dos estudantes, enquanto professor-historiador, a intenção é urdir as maneiras de ver e dizer as aprendizagens históricas relatadas pelos estudantes, situando-as no contexto das práticas avaliativas no ensino médio. A constituição de uma memória de si é também uma forma de ver e dizer o mundo. Ao dizer sobre as memórias das práticas avaliativas no Ensino de História, os estudantes reverberam de que forma há a operacionalização dos conceitos e a constituição do pensamento histórico. As narrativas autobiográficas dos estudantes do Ensino Médio possibilitaram para além de construir as trajetórias individuais, descortinar um quadro referencial a fim de realizar o objetivo desta pesquisa, uma Curadoria de Práticas Avaliativas Formativas para o Ensino de História. O intuito final de disponibilizar aos professores e professoras do Nível Médio propostas de situações avaliativas formativas foi alcançado com base nas entrevistas e nas análises das dissertações no repositório da EDUCAPES. A curadoria de conhecimento na prática educativa, neste trabalho buscou atuar em favor de uma ampliação de discussões teóricometodológicas sobre avaliação com um real significado para as aprendizagens dos alunos e alunas do nível médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Aprendizagem histórica; Cotidiano Escolar e Saberes Históricos; Avaliação; ; Entrevista narrativa; Curadoria. | pt_BR |
Título: dc.title | “VALE PONTO, PROFESSOR?” Curadoria de Práticas Avaliativas para Aprendizagem de História no nível médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Rafael Santana Barbosa - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/727437/2/Rafael Santana Barbosa - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
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