Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANJOS, Drean Guedes da Silva dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NETO, Giovani Zanetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-04T03:18:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-04T03:18:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_GD_DREAN GUEDES DA SILVA DOS ANJOS_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727377 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse guia didático é fruto de uma pesquisa de mestrado, intitulada ‘Atividades Experimentais em Física na perspectiva do Ensino Híbrido’, vinculada ao programa EDUCIMAT-IFES. Buscamos desenvolver atividades experimentais fora do ambiente escolar, numa perspectiva de ensino híbrido, onde o regente de classe pode seguir com sua abordagem dos conteúdos convencional e, ao término do desenvolvimento dos conteúdos dentro do ambiente escolar, oportunizar aos estudantes a realização de atividades experimentais ‘online’, de forma síncrona. A proposta consiste na realização de atividades experimentais sob supervisão do professor regente via web conferência. Nessa abordagem, os estudantes escolhem o ambiente onde realizaram os procedimentos, que são transmitidos oralmente e por imagens e/ou vídeos. Esse cenário propicia maior autonomia ao estudante para a realização de testes e diferentes formas de montagem. Por não se sentirem ‘observados em tempo integral’, os estudantes realizam os procedimentos de forma intuitiva. Também abre-se a possibilidade de participação de agentes externos ao ambiente escolar, como os familiares dos estudantes, que corroboram com a formação do indivíduo. Para além disso, a proposta busca estimular a resolução de problemas e a criatividade dos estudantes. Em formato digital, o guia possui links direcionados a materiais desenvolvidos durante a pesquisa e a materiais complementares a compreensão da proposta, bem como a sua aplicação em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,37 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais. Ensino Híbrido. Alfabetização Científica. Eletrostática. | pt_BR |
Título: dc.title | ELETROSTÁTICA ATIVIDADES EXPERIMENTAIS VOLTADAS PARA O ENSINO HÍBRIDO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: