CALCULADORA DE JUROS: Uma Construção no Mit App Inventor

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARLOS, Anderson Diniz Pinheiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Antonio Nascimento da-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fabio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-03T13:48:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-03T13:48:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-03-
identificador: dc.identifier.otherCALCULADORA DE JUROS: Uma Construção no Mit App Inventorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727158-
Resumo: dc.description.abstractOs avanços tecnológicos trouxeram muitas mudanças em nossa sociedade e isso interfere diretamente no processo educacional. Nesse sentido, o pensamento computacional é uma realidade importante e que precisa ser considerada pelas escolas como uma alternativa pedagógica. De acordo com (BRACKMANN, 2017), “O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação, nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas, de maneira individual ou colaborativa, através de passos claros, de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los eficazmente". Levar esse conceito para a sala de aula proporciona muitos benefícios a todos os envolvidos. Assim, é uma novidade que precisa ser considerada. Isso conecta a instituição às tendências do mundo contemporâneo, além de estimular habilidades essenciais nos estudantes da nova geração. Habilidades estas, que além de serem importantes para o desenvolvimento escolar, também são muito valorizadas no mercado de trabalho. Dessa maneira, o pensamento computacional é um conceito fundamental para a educação contemporânea e que traz muitos benefícios para toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o uso da linguagem de programação no ensino de matemática com o auxílio de novas tecnologias em sala de aula durante o processo de aprendizagem, favorece a aquisição de novos conhecimentos e possibilita o aluno compreender conteúdos teóricos que estão inseridos nos livros de matemática, conteúdos esses às vezes de difícil compreensão pelo ensino tradicional e, dessa forma, são pouco assimilados pelo aluno. A matemática financeira pode ser considerada um elo entre a educação escolar e a cidadania, no âmbito da educação financeira. E isso pois, além de compreender conceitos matemáticos importantes, permite relacioná-los com as novas tecnologias, como computadores, calculadoras, softwares diversos, aproximando a matemática formal à realidade do aluno (CAMPOS; TEIXEIRA; COUTINHO, 2015). O presente trabalho é fruto da disciplina, Tecnologias de Informática Aplicadas ao Ensino de Matemática, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA, em seu desenvolvimento objetivamos possibilitar aos professores do ensino fundamental e médio, o uso de uma nova ferramenta que possam utilizar com os alunos, em aulas práticas de matemática, pela interação com o uso da tecnologia inserida na sala de aula, através do APP INVENTOR, trabalhando com os conteúdos, Juros Simples e Composto. Essa abordagem envolvendo o estudo de Juro, possibilita ao aluno uma compreensão significativa quanto ao uso de recursos tecnológicos, como o computador, e potencializa a prática educacional pela interação com a tecnologia informatizada para construção de conhecimentos nas aulas de matemática. Papert (1986), enfatiza que o importante não é somente levar a tecnologia informatizada a escola, mas também permitir ao aluno conhecer linguagem de programação, interagir com o computador, colocando-o no controle e oferecendo oportunidades de aprendizagem criativa. Neste trabalho apresentaremos o ambiente de programação APP INVERTOR por meio da construção de uma calculadora para resolver problemas de juros simples e composto. O professor também pode trabalhar programação com os alunos, envolvendo os comandos do APP INVERTOR na criação novos aplicativos ou jogos, nessa interação entre professor e aluno pode ser explorado vários comandos do APP.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2472pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventorpt_BR
Título: dc.titleCALCULADORA DE JUROS: Uma Construção no Mit App Inventorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais