Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARLOS, Anderson Diniz Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Antonio Nascimento da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fabio José da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-03T13:48:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-03T13:48:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | CALCULADORA DE JUROS: Uma Construção no Mit App Inventor | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727158 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos trouxeram muitas mudanças em nossa sociedade e isso interfere diretamente no processo educacional. Nesse sentido, o pensamento computacional é uma realidade importante e que precisa ser considerada pelas escolas como uma alternativa pedagógica. De acordo com (BRACKMANN, 2017), “O Pensamento Computacional é uma distinta capacidade criativa, crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação, nas mais diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de identificar e resolver problemas, de maneira individual ou colaborativa, através de passos claros, de tal forma que uma pessoa ou uma máquina possam executá-los eficazmente". Levar esse conceito para a sala de aula proporciona muitos benefícios a todos os envolvidos. Assim, é uma novidade que precisa ser considerada. Isso conecta a instituição às tendências do mundo contemporâneo, além de estimular habilidades essenciais nos estudantes da nova geração. Habilidades estas, que além de serem importantes para o desenvolvimento escolar, também são muito valorizadas no mercado de trabalho. Dessa maneira, o pensamento computacional é um conceito fundamental para a educação contemporânea e que traz muitos benefícios para toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o uso da linguagem de programação no ensino de matemática com o auxílio de novas tecnologias em sala de aula durante o processo de aprendizagem, favorece a aquisição de novos conhecimentos e possibilita o aluno compreender conteúdos teóricos que estão inseridos nos livros de matemática, conteúdos esses às vezes de difícil compreensão pelo ensino tradicional e, dessa forma, são pouco assimilados pelo aluno. A matemática financeira pode ser considerada um elo entre a educação escolar e a cidadania, no âmbito da educação financeira. E isso pois, além de compreender conceitos matemáticos importantes, permite relacioná-los com as novas tecnologias, como computadores, calculadoras, softwares diversos, aproximando a matemática formal à realidade do aluno (CAMPOS; TEIXEIRA; COUTINHO, 2015). O presente trabalho é fruto da disciplina, Tecnologias de Informática Aplicadas ao Ensino de Matemática, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA, em seu desenvolvimento objetivamos possibilitar aos professores do ensino fundamental e médio, o uso de uma nova ferramenta que possam utilizar com os alunos, em aulas práticas de matemática, pela interação com o uso da tecnologia inserida na sala de aula, através do APP INVENTOR, trabalhando com os conteúdos, Juros Simples e Composto. Essa abordagem envolvendo o estudo de Juro, possibilita ao aluno uma compreensão significativa quanto ao uso de recursos tecnológicos, como o computador, e potencializa a prática educacional pela interação com a tecnologia informatizada para construção de conhecimentos nas aulas de matemática. Papert (1986), enfatiza que o importante não é somente levar a tecnologia informatizada a escola, mas também permitir ao aluno conhecer linguagem de programação, interagir com o computador, colocando-o no controle e oferecendo oportunidades de aprendizagem criativa. Neste trabalho apresentaremos o ambiente de programação APP INVERTOR por meio da construção de uma calculadora para resolver problemas de juros simples e composto. O professor também pode trabalhar programação com os alunos, envolvendo os comandos do APP INVERTOR na criação novos aplicativos ou jogos, nessa interação entre professor e aluno pode ser explorado vários comandos do APP. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2472 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática Financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Inventor | pt_BR |
Título: dc.title | CALCULADORA DE JUROS: Uma Construção no Mit App Inventor | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Anderson - Carlos.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/727158/1/Livro Anderson - Carlos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: