Plano de Aula – Clube de Ciências: Jovem Naturalista – Observando o mundo ao seu redor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspaço Ciência Viva - Clubes de Ciências Escolas Municipaispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSuisso, Carolina das Chagas-
Autor(es): dc.contributor.authorFonseca, Marcela-
Autor(es): dc.contributor.authorAssumpção, Meiryellen-
Autor(es): dc.contributor.authorGoldbach (orient.), Tania-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-30T21:37:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-30T21:37:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-
identificador: dc.identifier.otherPlano de aula Kit Exploradorpt_BR
identificador: dc.identifier.otherResumo Plano de Aula Jovem Naturalistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726837-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de plano de aula relativo à entrega do “Kit Explorador” que tem como objetivo desenvolver a capacidade de compreender e interpretar o mundo através da observação do mundo ao seu redor com o apoio dos materiais presentes no kit. Foram criados caixas contendo um roteiro de instrução de atividades e diversos instrumentos e materiais para exploração. A cada semana um aluno levará a caixa para casa, onde poderá explorar os itens livremente. O aluno deverá seguir as instruções do professor e preencher a folha de instrução das atividades. Ao retornar na aula seguinte o aluno deverá compartilhar com a turma os seus registros e a turma poderá ter um momento de troca e comentar sobre a descoberta do aluno explorador da semana. Alguns dos itens contidos no kit são: lupa, pinça, saquinhos com diferentes tipos de sementes, diferentes tipos de solo, folhas de árvore, penas, um pote pequeno, fragmentos de rochas, além de outros que podem ser inseridos pelos próprios alunos ou professor, de acordo com o interesse geral. Uma das habilidades possíveis é a que se observe o mundo a redor e faça perguntas, elabore explicações e/ou modelos, organize e/ou extrapole conclusões e relate informações de forma oral, escrita ou multimodal. Também há a possibilidade de despertar no aluno o interesse em planejar e realizar atividades, elaborando explicações e/ou modelos. Assim como que selecione e construa argumentos com base em evidências, modelos e/ou conhecimentos científicos onde aprimore seus saberes e incorpore, gradualmente, e de modo significativo, o conhecimento científico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent146KB e 2752KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepptpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectClube de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnaturalistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconhecimentos científicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectplano de aulapt_BR
Título: dc.titlePlano de Aula – Clube de Ciências: Jovem Naturalista – Observando o mundo ao seu redorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseClube de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons