O ENSINO DE LIBRAS NO JOGO EDUCACIONAL: Estratégia do ensino de LIBRAS na Educação infantil e Anos Iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Wendel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-29T14:43:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-29T14:43:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726719-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo pesquisar, analisar e desenvolver recursos didáticos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais associada concomitantemente aos signos da Língua Portuguesa - para crianças surdas dos anos finais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa se justifica porque muitas crianças surdas, quando não mantém contato com outros surdos, têm chegado à escola com pouco ou nenhum conhecimento da LIBRAS, usando apenas gestos e basicamente nenhum conhecimento dos signos escritos da Língua Portuguesa. A problemática do estudo busca responder a algumas perguntas apoiadas em hipóteses, tais como: O aprendizado de LIBRAS pode possibilitar uma melhor compreensão do mundo por crianças surdas? Existem jogos pedagógicos dirigidos especificamente para o ensino de LIBRAS destinado a alfabetização? A fim de responder esses questionamentos iniciais, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo visa à orientação que possam aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da LIBRAS pelo público surdo da Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com base nos estudos linguísticos sobre a LIBRAS, propõe-se recursos didáticos através da criação de um jogo didático, para o ensino, com proposta em APPE- Apresentação, Prática, Produção e Escrita, para que a criança alcance a escrita da Língua Portuguesa pelo método da mãozinha. Assim, apresentam-se sinais e questões gramaticais da Língua Portuguesa através de recursos visuais, em seguida, aplica-se a prática, por meio de exercícios guiados, como uso de perguntas e respostas, e, finalmente, a produção, momento em que o aluno, com seu conhecimento prévio sobre sinais e signos da escrita portuguesa, incorporam novos conhecimentos ministrado em aula e produz diálogos comunicativos e escrita básica dos sinais aprendidos. Dessa forma, esta pesquisa propõe caminhos para o estudo e o desenvolvimento de atividades didáticas que possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de LIBRAS e dos signos da escrita da Língua Portuguesa por crianças surdas através de jogos pedagógicos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE LIBRAS NO JOGO EDUCACIONAL: Estratégia do ensino de LIBRAS na Educação infantil e Anos Iniciais do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdução de Materiais e Novas Tecnologiaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons