Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Wendel de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-29T14:43:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-29T14:43:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/726719 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo pesquisar, analisar e desenvolver recursos didáticos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais associada concomitantemente aos signos da Língua Portuguesa - para crianças surdas dos anos finais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa se justifica porque muitas crianças surdas, quando não mantém contato com outros surdos, têm chegado à escola com pouco ou nenhum conhecimento da LIBRAS, usando apenas gestos e basicamente nenhum conhecimento dos signos escritos da Língua Portuguesa. A problemática do estudo busca responder a algumas perguntas apoiadas em hipóteses, tais como: O aprendizado de LIBRAS pode possibilitar uma melhor compreensão do mundo por crianças surdas? Existem jogos pedagógicos dirigidos especificamente para o ensino de LIBRAS destinado a alfabetização? A fim de responder esses questionamentos iniciais, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, este estudo visa à orientação que possam aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da LIBRAS pelo público surdo da Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com base nos estudos linguísticos sobre a LIBRAS, propõe-se recursos didáticos através da criação de um jogo didático, para o ensino, com proposta em APPE- Apresentação, Prática, Produção e Escrita, para que a criança alcance a escrita da Língua Portuguesa pelo método da mãozinha. Assim, apresentam-se sinais e questões gramaticais da Língua Portuguesa através de recursos visuais, em seguida, aplica-se a prática, por meio de exercícios guiados, como uso de perguntas e respostas, e, finalmente, a produção, momento em que o aluno, com seu conhecimento prévio sobre sinais e signos da escrita portuguesa, incorporam novos conhecimentos ministrado em aula e produz diálogos comunicativos e escrita básica dos sinais aprendidos. Dessa forma, esta pesquisa propõe caminhos para o estudo e o desenvolvimento de atividades didáticas que possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de LIBRAS e dos signos da escrita da Língua Portuguesa por crianças surdas através de jogos pedagógicos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE LIBRAS NO JOGO EDUCACIONAL: Estratégia do ensino de LIBRAS na Educação infantil e Anos Iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Materiais e Novas Tecnologias | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons