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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES MONTEIRO, JOSE PAULO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-21T14:36:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-21T14:36:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | José Paulo Lopes Monteiro - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725939 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo contribuir com as discussões em torno do ensino de história indígena, a partir da análise de como tem se dado a aplicação da lei 11.645/2008 na rede pública de ensino do município de Redenção, estado do Pará. A pesquisa está focada nas duas escolas da cidade que atendem o maior número de estudantes indígenas, pois, acredita-se que a referida lei, que tornou obrigatório o ensino sobre a história e a cultura indígena, é também um vetor importante para a inclusão desse público nas escolas regulares, por meio da possibilidade de construção de uma visão mais equitativa a respeito dos povos indígenas e de relações menos assimétricas. Para além das reflexões produzidas com base na bibliografia relacionada ao tema, a análise realizada está calcada também na legislação educacional e supra-educacional relativa à temática, em dados oficiais, em outros coletados junto aos educadores e educadoras, e nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas. Procurou-se avaliar o grau de efetividade alcançado pelas proposições da lei 11.645/2008 no universo escolar da cidade de Redenção. Os dados apontam para um descompasso ainda significativo entre a legislação e as práticas escolares, e reforçam a percepção de que a formação de professores é algo fundamental para a ampliação qualitativa do debate em sala de aula. Debate este, que pode ser potencializado pela articulação entre a história indígena e a história local. Neste sentido, há a preocupação de trazer para o texto um breve histórico sobre a presença indígena na região e de refletir como a implementação da referida lei é algo importante também no sentido de tornar mais efetiva a inclusão dos estudantes indígenas nas escolas pesquisadas. Como produto, realizou-se uma atividade de formação sobre o Ensino de História Indígena, voltada para professoras e professores de história da cidade, na qual procurou-se construir um espaço de debate pautado em trocas de experiências, bem como em estudos teóricos e atividades práticas voltados para o ensino de história indígena. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História Indígena; Lei 11.645/2008; Interculturalidade; Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Quando a lei (des) encontra a história: desafios ao ensino de história indígena e as relações interculturais em escolas públicas do município de Redenção-PA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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José Paulo Lopes Monteiro - Dissertação.pdf | 10,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725939/2/José Paulo Lopes Monteiro - Dissertação.pdfDownload |
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