Quando a lei (des) encontra a história: desafios ao ensino de história indígena e as relações interculturais em escolas públicas do município de Redenção-PA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES MONTEIRO, JOSE PAULO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-21T14:36:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-21T14:36:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
identificador: dc.identifier.otherJosé Paulo Lopes Monteiro - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725939-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo contribuir com as discussões em torno do ensino de história indígena, a partir da análise de como tem se dado a aplicação da lei 11.645/2008 na rede pública de ensino do município de Redenção, estado do Pará. A pesquisa está focada nas duas escolas da cidade que atendem o maior número de estudantes indígenas, pois, acredita-se que a referida lei, que tornou obrigatório o ensino sobre a história e a cultura indígena, é também um vetor importante para a inclusão desse público nas escolas regulares, por meio da possibilidade de construção de uma visão mais equitativa a respeito dos povos indígenas e de relações menos assimétricas. Para além das reflexões produzidas com base na bibliografia relacionada ao tema, a análise realizada está calcada também na legislação educacional e supra-educacional relativa à temática, em dados oficiais, em outros coletados junto aos educadores e educadoras, e nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas. Procurou-se avaliar o grau de efetividade alcançado pelas proposições da lei 11.645/2008 no universo escolar da cidade de Redenção. Os dados apontam para um descompasso ainda significativo entre a legislação e as práticas escolares, e reforçam a percepção de que a formação de professores é algo fundamental para a ampliação qualitativa do debate em sala de aula. Debate este, que pode ser potencializado pela articulação entre a história indígena e a história local. Neste sentido, há a preocupação de trazer para o texto um breve histórico sobre a presença indígena na região e de refletir como a implementação da referida lei é algo importante também no sentido de tornar mais efetiva a inclusão dos estudantes indígenas nas escolas pesquisadas. Como produto, realizou-se uma atividade de formação sobre o Ensino de História Indígena, voltada para professoras e professores de história da cidade, na qual procurou-se construir um espaço de debate pautado em trocas de experiências, bem como em estudos teóricos e atividades práticas voltados para o ensino de história indígena.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Indígena; Lei 11.645/2008; Interculturalidade; Formação de professorespt_BR
Título: dc.titleQuando a lei (des) encontra a história: desafios ao ensino de história indígena e as relações interculturais em escolas públicas do município de Redenção-PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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