Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA VILHENA, SILVIO HENRIQUE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-21T14:15:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-21T14:15:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Silvio Henrique Ferreira Vilhena - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725937 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho é uma reflexão sobre o ensino de história na cidade de Parauapebas – Pará. Buscou-se contribuir com o ensino e aprendizagens do conhecimento histórico a fim de despertar o interesse pela disciplina de história entre os alunos de sextos anos da E.M.E.F. Carlos Henrique, principalmente sobre as questões relativas ao currículo para esse ano de ensino, como: compreensões sobre fontes, tempo/espaço, história e patrimônio local do munícipio de Parauapebas – Pará. Analisou-se as possibilidades de aprendizagens significativas através do trabalho, atividades e visitações do Centro Mulheres de Barro, que é uma das principais referências para a educação patrimonial na cidade. A pesquisa fomenta junto aos discentes o conhecimento dos conceitos de patrimônio, educação patrimonial, arqueologia e história local entre outros, partindo dos vestígios cerâmicos encontrados em sítios arqueológicos da Região dos Carajás, buscando o reconhecimento da história de Parauapebas como uma história multicultural e diversificada. O trabalho pretende desenvolver um produto didático, que é um manual de apoio a visitação ao Centro Mulheres de Barro, destinado a discentes, aos docentes de história e visa facilitar o acesso destes ao centro. O guia foi pensado para auxiliar e conduzir as visitações a esse espaço no processo de aprendizagens pretendidas, assim como, ao despertar para a história, para os remanescentes arqueológicos, e às suas ressignificações por meio da educação patrimonial desenvolvida no Centro Mulheres de Barro. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação Patrimonial; Espaço de Memória; Amazônia | pt_BR |
Título: dc.title | Mulheres de barro história e educação patrimonial em Parauapebas-PA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Silvio Henrique Ferreira Vilhena - Dissertação.pdf | 13,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725937/2/Silvio Henrique Ferreira Vilhena - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons