Educação escolar indígena: um olhar sobre ensino de história na escola fundamental indígena Tuto Pombo por meio do projeto político pedagógico dos Mẽbêngôkre

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROMANO DOS SANTOS, RONNY PYTERSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-21T13:29:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-21T13:29:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-06-
identificador: dc.identifier.otherRonny Pyterson Romano dos Santos - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725923-
Resumo: dc.description.abstractA educação escolar indígena tem sido objeto de diversas reflexões e pesquisas heurísticas em tempos recentes, o que demonstra a importância de se pensar a temática, assim como a presença de escolas em terras indígenas e a inserção delas no âmbito da educação formal. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de História com base em discussões sobre Educação Escolar Indígena, no particular, na Escola de Ensino Fundamental Indígena Tuto Pombo (PA). A investigação está focada em observar como foram construídas as práticas escolares e articulá-las com referenciais científicos baseados nas discussões acadêmicas como aquelas apresentadas, principal, mas não exclusivamente, no Portal de Periódicos da Capes. Nesse sentido, considerando as especificidades locais de uma cultura própria, é a intenção deste trabalho reforçar uma escola que valorize o idioma próprio do povo indígena, bem como sua autonomia e identidade, com um olhar crítico em relação às características interculturais e diferenciadas. Através da literatura acadêmica e documentos escolares sistematizados, a intenção do presente estudo é compreender os elementos contextuais dos Mẽbêngôkre e, ao fim, sugerir um produto que auxilie na prática de professores(as) da rede básica de Ourilândia do Norte, tendo como referência as legislações que regulamentam a Educação Escolar Indígena no Brasil e as discussões acadêmicas sobre a temática.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Escolar Indígena; Mẽbêngôkre; Ensino de história; Escola Fundamental Indígena Tuto Pombo; Cidadania e identidade socialpt_BR
Título: dc.titleEducação escolar indígena: um olhar sobre ensino de história na escola fundamental indígena Tuto Pombo por meio do projeto político pedagógico dos Mẽbêngôkrept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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