Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROMANO DOS SANTOS, RONNY PYTERSON | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-21T13:29:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-21T13:29:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ronny Pyterson Romano dos Santos - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725923 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação escolar indígena tem sido objeto de diversas reflexões e pesquisas heurísticas em tempos recentes, o que demonstra a importância de se pensar a temática, assim como a presença de escolas em terras indígenas e a inserção delas no âmbito da educação formal. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de História com base em discussões sobre Educação Escolar Indígena, no particular, na Escola de Ensino Fundamental Indígena Tuto Pombo (PA). A investigação está focada em observar como foram construídas as práticas escolares e articulá-las com referenciais científicos baseados nas discussões acadêmicas como aquelas apresentadas, principal, mas não exclusivamente, no Portal de Periódicos da Capes. Nesse sentido, considerando as especificidades locais de uma cultura própria, é a intenção deste trabalho reforçar uma escola que valorize o idioma próprio do povo indígena, bem como sua autonomia e identidade, com um olhar crítico em relação às características interculturais e diferenciadas. Através da literatura acadêmica e documentos escolares sistematizados, a intenção do presente estudo é compreender os elementos contextuais dos Mẽbêngôkre e, ao fim, sugerir um produto que auxilie na prática de professores(as) da rede básica de Ourilândia do Norte, tendo como referência as legislações que regulamentam a Educação Escolar Indígena no Brasil e as discussões acadêmicas sobre a temática. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar Indígena; Mẽbêngôkre; Ensino de história; Escola Fundamental Indígena Tuto Pombo; Cidadania e identidade social | pt_BR |
Título: dc.title | Educação escolar indígena: um olhar sobre ensino de história na escola fundamental indígena Tuto Pombo por meio do projeto político pedagógico dos Mẽbêngôkre | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ronny Pyterson Romano dos Santos - Dissertação.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725923/2/Ronny Pyterson Romano dos Santos - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons