Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com Deficiência Visual: Desafios e Estratégias Inclusivas

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS MORAES, SEBASTIANA VALERIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-21T12:54:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-21T12:54:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
identificador: dc.identifier.otherSebastiana Valéria dos Santos Moraes - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725922-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa intitulada Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas, tem como objetivo geral investigar o ensino de História no contexto de pandemia mediado pelo uso de tecnologias e mídias digitais em turmas com alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) considerando as potencialidades dos recursos de acessibilidade e princípios da educação inclusiva em escolas do ensino fundamental II de Parauapebas-PA. Os pressupostos teóricos do estudo, contemplaram as áreas de Ensino de História, Educação Especial e Inclusiva e as tecnologias e mídias digitais usadas no processo educativo, que delinearam o diálogo com os dados produzidos. Uma leitura da realidade escolar nos revela o distanciamento entre o ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais, os alunos com deficiência e a construção e aplicabilidade de um ensino de História que contemple princípios inclusivos e uma aprendizagem significativa, análise ratificada ao final de nosso trabalho. A pesquisa se desenvolveu fundamentada na abordagem colaborativa e para seu desenvolvimento inicial e produção de dados, aplicação de questionários com questões abertas foram direcionadas à professores e professoras da área do ensino de história da rede municipal da cidade em que a pesquisa aconteceu. Com os resultados buscou-se contribuir para que ao final da pesquisa professores e professoras de História do ensino fundamental II possuíssem estratégias metodológicas de ensino envolvendo as tecnologias e mídias digitais na perspectiva da inclusão e da equidade contribuindo para um melhor aprendizado de seus discentes como um todo e principalmente para os alunos com deficiência visual (DV), para tanto desenvolvemos um Caderno de orientações para elaboração de atividades digitais acessíveis destinadas a alunos com deficiência visual.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação Inclusiva; Deficiência visual; Tecnologias e Mídias digitaispt_BR
Título: dc.titleEnsino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com Deficiência Visual: Desafios e Estratégias Inclusivaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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