Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARA - UNIFESSPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS MORAES, SEBASTIANA VALERIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-21T12:54:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-21T12:54:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sebastiana Valéria dos Santos Moraes - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725922 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa intitulada Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com deficiência visual: desafios e estratégias inclusivas, tem como objetivo geral investigar o ensino de História no contexto de pandemia mediado pelo uso de tecnologias e mídias digitais em turmas com alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) considerando as potencialidades dos recursos de acessibilidade e princípios da educação inclusiva em escolas do ensino fundamental II de Parauapebas-PA. Os pressupostos teóricos do estudo, contemplaram as áreas de Ensino de História, Educação Especial e Inclusiva e as tecnologias e mídias digitais usadas no processo educativo, que delinearam o diálogo com os dados produzidos. Uma leitura da realidade escolar nos revela o distanciamento entre o ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais, os alunos com deficiência e a construção e aplicabilidade de um ensino de História que contemple princípios inclusivos e uma aprendizagem significativa, análise ratificada ao final de nosso trabalho. A pesquisa se desenvolveu fundamentada na abordagem colaborativa e para seu desenvolvimento inicial e produção de dados, aplicação de questionários com questões abertas foram direcionadas à professores e professoras da área do ensino de história da rede municipal da cidade em que a pesquisa aconteceu. Com os resultados buscou-se contribuir para que ao final da pesquisa professores e professoras de História do ensino fundamental II possuíssem estratégias metodológicas de ensino envolvendo as tecnologias e mídias digitais na perspectiva da inclusão e da equidade contribuindo para um melhor aprendizado de seus discentes como um todo e principalmente para os alunos com deficiência visual (DV), para tanto desenvolvemos um Caderno de orientações para elaboração de atividades digitais acessíveis destinadas a alunos com deficiência visual. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação Inclusiva; Deficiência visual; Tecnologias e Mídias digitais | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História mediado por tecnologias e mídias digitais e os alunos com Deficiência Visual: Desafios e Estratégias Inclusivas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTORIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sebastiana Valéria dos Santos Moraes - Dissertação.pdf | 12,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725922/2/Sebastiana Valéria dos Santos Moraes - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons