Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | De Barros, Márcio Rogério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T19:34:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T19:34:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dinâmicas Teatrais no Ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725820 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação, intitulada Dinâmicas Teatrais no Ensino de História, do Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional – Núcleo Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de pesquisa Saberes Históricos emDiferentes Espaços de Memória, visa propor dinâmicas teatrais voltadas para o ensino de História, no sentido de dar visibilidade a um número maior de alunos(as) e professores(as) da disciplina, especialmente àqueles que se identificam com a linguagem artística da teatralidade a se enveredarem, com mais facilidade por esse rico e criativo caminho metodológico. Busca-se também, através deste estudo, refletir, adaptar e estimular as dinâmicas teatrais como uma opção para agregar com as metodologias existentes e tentar ampliar o compromisso com o desenvolvimento de crianças e adolescentes no ensino de História. O percurso metodológico da pesquisa é de caráter exploratório, na perspectiva de Gil(2011), da abordagem qualitativa, no entendimento de Minayo (2008), adotando as fontes de pesquisa nas modalidades bibliográficas, a partir de material publicado, constituído de livros, artigos de periódicos e material disponibilizado na internet, como apregoa Gil (1991), visando elucidar o papel do teatro na educação, pelo ensino de História e compreender o envolvimento dos(as) professores(as) com a metodologia teatral. Propor, também, as dinâmicas teatrais como alternativa metodológica para se deparar com o aumento da intolerância política, ideológica e do conservadorismo crescente nas instituições educacionais, segundo Seffner (2018), e criar mecanismo de reação, através da teoria da obra a Invenção do Cotidiano de Certeau (1994). O objetivo, neste trabalho, é o de despertar o interesse das crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio de Cuiabá-MT para a disciplina de História e de fortalecer os profissionais da Educação a resistirem e impedirem a estratégia de alguns segmentos políticos e sociais atuais, de eliminar a educação crítica e consciente da prática escolar, além da necessidade de observar e tentar reverter, a baixa adesão de professores(as) na utilização dos recursos metodológicos teatrais, hipótese esta, fortalecida, através de roda de conversas com professores(as) de História de Cuiabá. Este trabalho colaborou parao levantamento de possíveis causas e reforçou a percepção da necessidade de propor alternativas metodológicas, como as dinâmicas teatrais que, diferentemente da produção teatral, têm a possibilidade de ser mais acessível, com dramatizações, simulações e dinâmicas mais simples de serem realizadas no dia a dia. A metodologia proposta, entre outros fatores, pode estimular a pesquisa, a empatia, a espontaneidade, a teatralização, possibilitando a produção, as manifestações de narrativas e, consequentemente, o aprendizado da História e o fortalecimento da cidadania plena e consciente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.378 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino deHistória. DinâmicasTeatrais. Microrresistência. Cuiabá. | pt_BR |
Título: dc.title | Dinâmicas Teatrais no Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO MÁRCIO ROGÉRIO.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725820/2/DISSERTAÇÃO MÁRCIO ROGÉRIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons