Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JESUS, RANIELLI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T16:14:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T16:14:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E PENSAMENTO AFRO-DIASPÓRICO: AS TRADIÇÕES ORAIS AFRICANAS COMO RECURSO TEÓRICO METODOLÓGICO EM SALA DE AULA. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725803 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho analisa as contribuições das tradições orais africanas na apropriação de conhecimentos históricos em sala de aula, a partir de uma perspectiva baseada nos pensamentos africanista e afro-diaspórico. Essas discussões buscam analisar fontes e problematizar métodos de ensino historicamente institucionalizados em escolas brasileiras, produzidos e estruturados a partir da visão colonizadora da história. Para tanto, nos versamos sobre as obras da Unesco sobre a História Geral da África, no conjunto de leis e de políticas públicas implementadas no Brasil e em materiais sobre as inserções do Movimento Negro como protagonista na educação institucionalizada e não institucionalizada da sociedade brasileira, a fim de propor metodologias para se pensar o Ensino de História a partir das tradições orais africanas. Este processo permite que sejam repensadas as pedagogias implementadas pelos sistemas de ensino com vistas à superação da unilateralidade metodológica eurocêntrica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.429 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; tradições orais; pensamento afro-diaspórico. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História e Pensamento Afrodiaspórico: as tradições orais africanas como recurso teórico metodológico em sala de aula. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO RANIELLI.pdf | 4,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725803/2/DISSERTAÇÃO RANIELLI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons