Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Jorciane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T15:35:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T15:35:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogos de Boardgames e RPG na Didática da História e sua relação com a África | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725801 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda os jogos na educação historica, fazendo uma apresentação das categorias de jogos, como jogos de tabuleiros, boardgames, jogos eletronicos e jogos de RPG. Analisando as possibilidades de utilização desses jogos na educação e na confecção de jogos por docentes para serem aplicados em sala de aula. Conta também com relatos de experiências da pesquisadora com jogos criados pela mesma. A presente pesquisa se divide em dois capítulos, sendo o primeiro abordando a temática dos jogos e o segundo das questões ligadas a histórica africana antes e depois da implementação da lei 10.639/03 que incluiu a Historia Africana e afro-brasileira nos livros didáticos das escolas, e nos níveis de ensino superior. No segundo capítulo, além de abordar temas ligados a implantação da lei, há uma contextualização sobre racismos e discriminações. E por fim, no mesmo capítulo há uma análise de jogos que foram criados para educação histórica africana ou afro-brasileira ou jogos de origens africanas que são utilizados como forma de lazer/educação no Brasil. A pesquisa se baseia em analises de fontes bibliográficas acadêmicas, Histórias em quadrinhos, literatura e a mídia dos jogos, além da pesquisa ação quando da formulação de jogos autorais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.577 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica, Memória e identidade, Cultura visual, Gamificação, Boardgames e RPG. | pt_BR |
Título: dc.title | Jogos de Boardgames e RPG na Didática da História e sua relação com a África | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Jorciane.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725801/2/Dissertação Jorciane.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons