Jogos de Boardgames e RPG na Didática da História e sua relação com a África

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Jorciane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-19T15:35:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-19T15:35:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-24-
identificador: dc.identifier.otherJogos de Boardgames e RPG na Didática da História e sua relação com a Áfricapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725801-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa aborda os jogos na educação historica, fazendo uma apresentação das categorias de jogos, como jogos de tabuleiros, boardgames, jogos eletronicos e jogos de RPG. Analisando as possibilidades de utilização desses jogos na educação e na confecção de jogos por docentes para serem aplicados em sala de aula. Conta também com relatos de experiências da pesquisadora com jogos criados pela mesma. A presente pesquisa se divide em dois capítulos, sendo o primeiro abordando a temática dos jogos e o segundo das questões ligadas a histórica africana antes e depois da implementação da lei 10.639/03 que incluiu a Historia Africana e afro-brasileira nos livros didáticos das escolas, e nos níveis de ensino superior. No segundo capítulo, além de abordar temas ligados a implantação da lei, há uma contextualização sobre racismos e discriminações. E por fim, no mesmo capítulo há uma análise de jogos que foram criados para educação histórica africana ou afro-brasileira ou jogos de origens africanas que são utilizados como forma de lazer/educação no Brasil. A pesquisa se baseia em analises de fontes bibliográficas acadêmicas, Histórias em quadrinhos, literatura e a mídia dos jogos, além da pesquisa ação quando da formulação de jogos autorais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.577 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem histórica, Memória e identidade, Cultura visual, Gamificação, Boardgames e RPG.pt_BR
Título: dc.titleJogos de Boardgames e RPG na Didática da História e sua relação com a Áfricapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons