Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Terezinha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T16:19:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T16:19:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | NO CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA: por uma proposta de pedagogia comunitária envolvendo saberes ecológicos em zonas rurais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725782 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo apresentar a educação do campo através de sua historiografia. Esta é uma temática que precisa ser estudada mais profundamente, e deve ser compreendida como uma conquista dos movimentos sociais agrários. Assim, falo sobre as lutas de alguns segmentos em prol da educação do campo. A Constituição de 1934, acentuadamente marcada pelas ideias do Movimento Renovador, que culminou com o Manifesto dos Pioneiros, expressa claramente os impactos de uma nova relação de forças que se instalou na sociedade a partir das insatisfações de vários setores cafeicultores, intelectuais, classes médias e até massas populares urbanas. Fazendo um recorte historiográfico, abordo a educação ambiental e a agricultura familiar, segmentos importantes a serem apresentados e debatidos em sala de aula, tendo a disciplina História como base para trabalhar esses temas. No final, apresento o trabalho desenvolvido com o projeto Horta Escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.050 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Educação do Campo. Educação Ambiental. Agricultura Familiar. Horta Escolar. | pt_BR |
Título: dc.title | NO CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA: por uma proposta de pedagogia comunitária envolvendo saberes ecológicos em zonas rurais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Terezinha Daiane.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725782/2/Dissertação Terezinha Daiane.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons