Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Figueiredo, Dalila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-19T15:28:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-19T15:28:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: DIÁLOGOS COM A APRENDIZAGEM HISTÓRICA. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725780 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho apresenta a discussão sobre a “O ensino de história local: Diálogos com a aprendizagem histórica”. Com o intuito de problematizar a Aprendizagem Histórica, tomando como referência os estudos sobre história local com destaque para o município de Acorizal-MT. A partir do estudo contextualizado da história local, historiografia local, o ensino de história e a educação de estudantes do campo a partir da observação do contexto da Escola Estadual Pio Machado, escola urbana situada no município que atende alunos do campo. A metodologia utilizada se situa nos limites entre a prática docente, que é rotineira para profissionais no exercício da docência e a pesquisa acadêmica, com todo o referencial teórico manejado para a escrita do texto dissertativo, neste sentido, a proposta de pesquisa-ação, como parte constituinte da metodologia aqui empregada, parte da premissa de que está escrita de uma docente em atividade, constitui-se uma, dentre muitas formas de investigação-ação, um exercício continuado, sistemático e empiricamente fundamentado para a escrita desta dissertação. Enfatiza também a discussão e reflexão sobre demandas sociais que permeiam a história local e da sociedade brasileira no passado e atualmente. Bem como, propõe uma discussão sobre a produção de atividades no espaço escolar, voltadas ao trabalho coletivo, que atendam as expectativas dessa juventude do campo, ressalta que por meio da pesquisa-ação, pretende-se trabalhar conteúdos que sejam significativos, dentro de uma perspectiva da aprendizagem história, para estudantes que residem na zona rural e se deslocam diariamente para escola na cidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11.679 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História local; Aprendizagem Histórica; Ensino de História. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: DIÁLOGOS COM A APRENDIZAGEM HISTÓRICA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dalila Gonçalves Figueiredo. DIssertação - Versão Final..pdf | 11,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725780/2/Dalila Gonçalves Figueiredo. DIssertação - Versão Final..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons