O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: DIÁLOGOS COM A APRENDIZAGEM HISTÓRICA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFigueiredo, Dalila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-19T15:28:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-19T15:28:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: DIÁLOGOS COM A APRENDIZAGEM HISTÓRICA.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725780-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho apresenta a discussão sobre a “O ensino de história local: Diálogos com a aprendizagem histórica”. Com o intuito de problematizar a Aprendizagem Histórica, tomando como referência os estudos sobre história local com destaque para o município de Acorizal-MT. A partir do estudo contextualizado da história local, historiografia local, o ensino de história e a educação de estudantes do campo a partir da observação do contexto da Escola Estadual Pio Machado, escola urbana situada no município que atende alunos do campo. A metodologia utilizada se situa nos limites entre a prática docente, que é rotineira para profissionais no exercício da docência e a pesquisa acadêmica, com todo o referencial teórico manejado para a escrita do texto dissertativo, neste sentido, a proposta de pesquisa-ação, como parte constituinte da metodologia aqui empregada, parte da premissa de que está escrita de uma docente em atividade, constitui-se uma, dentre muitas formas de investigação-ação, um exercício continuado, sistemático e empiricamente fundamentado para a escrita desta dissertação. Enfatiza também a discussão e reflexão sobre demandas sociais que permeiam a história local e da sociedade brasileira no passado e atualmente. Bem como, propõe uma discussão sobre a produção de atividades no espaço escolar, voltadas ao trabalho coletivo, que atendam as expectativas dessa juventude do campo, ressalta que por meio da pesquisa-ação, pretende-se trabalhar conteúdos que sejam significativos, dentro de uma perspectiva da aprendizagem história, para estudantes que residem na zona rural e se deslocam diariamente para escola na cidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.679 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória local; Aprendizagem Histórica; Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: DIÁLOGOS COM A APRENDIZAGEM HISTÓRICA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons