Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Anjo, Amaral, José AraújoRicardo Magno dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-18T15:59:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-18T15:59:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Sequência Didática - SD - Ricardo Magno dos Anjos - Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725739 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Sequência Didática (SD) foi elaborada como Produto Educacional da Dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), desenvolvida dentro da pesquisa: Educomunicação e educação ambiental: uma proposta de sequência didática baseada em podcast para o curso técnico de nível médio em meio ambiente. Uma Sequência Didática (SD) é um processo de organização metodológica que tem um formato sequencial e articulado para o desenvolvimento das atividades. Deste modo, ela possibilita aprimorar o processo educativo e a interação docente/discente e discente/docente. Assim, utilizando-se das temáticas da educomunicação e do meio ambiente, sob o prisma da educação ambiental crítica (EAC), este produto educacional é uma SD baseada no uso de podcasts na disciplina de Impactos Ambientais para o público do Nível Médio na Educação Profissional, turma do 2º ano A, no Centro Estadual de Ensino Profissional Francisco de Assis Pedrosa – CEEP - Mossoró/RN. A educomunicação a partir de uma comunicação educativa, objetiva “a criação e desenvolvimento de ecossistemas comunicativos mediados pelos processos de comunicação e por suas tecnologias” (SOARES, 2000, p. 63). E a Educação Ambiental Crítica (EAC), se baseia em ações e práticas que procuram constituir uma “[...] práxis social e processo de reflexão sobre a vida e a natureza, contribuindo com a transformação do modo como nos inserimos e existimos no mundo” (LOUREIRO, 2005, p. 35). 2 A escolha pela utilização do podcast entre outros motivos se deu, por ser “uma mídia de áudio transmitida pela internet em formato de episódios.” (FALCÃO; TEMER, 2019, p. 1), bastante difundida e popular atualmente. Além disso, é uma ferramenta de fácil acesso tanto para ser criada como utilizada, podendo em ambos os casos se utilizar apenas de um celular. E seu uso entre outros fatores, trabalha oralidade, criatividade e a cooperação entre todos os envolvidos no processo. Ao tratar sobre os podcasts na contemporaneidade após o surgimento da internet, Rosa (2022) diz que, “[...] mais do que reproduzir as características próprias da antiga radiodifusão, porém em meio digital, exploram-se novas possibilidades comunicacionais devido à maior abrangência [...]. (ROSA, 2022, p. 81). Assim, a Sequência Didática (SD) proposta, utiliza podcasts previamente selecionados, das mais diversas plataformas digitais que desenvolvem conteúdos de meio ambiente, para utilizá-los como ferramentas de ensino/aprendizagem, e deste modo, analisar e avaliar a sua viabilidade pedagógica junto aos educandos e por fim, eles também são estimulados a criar podcasts autorais como forma de exposição de conteúdos previamente apresentados e debatidos em seminários, buscando uma autorreflexão e sensibilizar a sociedade, e assim, desenvolver a sensibilidade e consciência ambiental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 580KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática baseada em podcast para o curso técnico de nível médio em meio ambiente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons