Sequência didática baseada em podcast para o curso técnico de nível médio em meio ambiente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAnjo, Amaral, José AraújoRicardo Magno dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-18T15:59:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-18T15:59:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-26-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Sequência Didática - SD - Ricardo Magno dos Anjos - Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725739-
Resumo: dc.description.abstractEsta Sequência Didática (SD) foi elaborada como Produto Educacional da Dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), desenvolvida dentro da pesquisa: Educomunicação e educação ambiental: uma proposta de sequência didática baseada em podcast para o curso técnico de nível médio em meio ambiente. Uma Sequência Didática (SD) é um processo de organização metodológica que tem um formato sequencial e articulado para o desenvolvimento das atividades. Deste modo, ela possibilita aprimorar o processo educativo e a interação docente/discente e discente/docente. Assim, utilizando-se das temáticas da educomunicação e do meio ambiente, sob o prisma da educação ambiental crítica (EAC), este produto educacional é uma SD baseada no uso de podcasts na disciplina de Impactos Ambientais para o público do Nível Médio na Educação Profissional, turma do 2º ano A, no Centro Estadual de Ensino Profissional Francisco de Assis Pedrosa – CEEP - Mossoró/RN. A educomunicação a partir de uma comunicação educativa, objetiva “a criação e desenvolvimento de ecossistemas comunicativos mediados pelos processos de comunicação e por suas tecnologias” (SOARES, 2000, p. 63). E a Educação Ambiental Crítica (EAC), se baseia em ações e práticas que procuram constituir uma “[...] práxis social e processo de reflexão sobre a vida e a natureza, contribuindo com a transformação do modo como nos inserimos e existimos no mundo” (LOUREIRO, 2005, p. 35). 2 A escolha pela utilização do podcast entre outros motivos se deu, por ser “uma mídia de áudio transmitida pela internet em formato de episódios.” (FALCÃO; TEMER, 2019, p. 1), bastante difundida e popular atualmente. Além disso, é uma ferramenta de fácil acesso tanto para ser criada como utilizada, podendo em ambos os casos se utilizar apenas de um celular. E seu uso entre outros fatores, trabalha oralidade, criatividade e a cooperação entre todos os envolvidos no processo. Ao tratar sobre os podcasts na contemporaneidade após o surgimento da internet, Rosa (2022) diz que, “[...] mais do que reproduzir as características próprias da antiga radiodifusão, porém em meio digital, exploram-se novas possibilidades comunicacionais devido à maior abrangência [...]. (ROSA, 2022, p. 81). Assim, a Sequência Didática (SD) proposta, utiliza podcasts previamente selecionados, das mais diversas plataformas digitais que desenvolvem conteúdos de meio ambiente, para utilizá-los como ferramentas de ensino/aprendizagem, e deste modo, analisar e avaliar a sua viabilidade pedagógica junto aos educandos e por fim, eles também são estimulados a criar podcasts autorais como forma de exposição de conteúdos previamente apresentados e debatidos em seminários, buscando uma autorreflexão e sensibilizar a sociedade, e assim, desenvolver a sensibilidade e consciência ambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent580KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleSequência didática baseada em podcast para o curso técnico de nível médio em meio ambientept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica,pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons