O TAMBOR COMO TEXTO: PROPOSTAS DECOLONIAIS PARA A UTILIZAÇÃO DE DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Renata Bulcão Lassance-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-18T02:01:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-18T02:01:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - O tambor como texto - Renata Bulcãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725680-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação desenvolve uma proposta para aproximar o universo das Escolas de Samba do mundo escolar e acadêmico. Para tanto, apresenta um breve histórico sobre o surgimento dessas agremiações e sobre o processo de construção de enredos a serem apresentados nos desfiles. Sobre os enredos, são analisadas também as mudanças de abordagem e de temática ao longo das décadas, compreendendo essas agremiações como entidades vivas e em constante transformação, em consonância com seu tempo. A utilização das Escolas de Samba em sala de aula exige uma perspectiva decolonial, percebendo, assim, a partir de gramáticas diversas, os também diversos autores responsáveis por um desfile. A proposta aqui apresentada traz uma discussão para as aulas sobre o processo de abolição da escravidão, utilizando fontes históricas relacionadas a desfiles carnavalescos como formas de comparar diferentes discursos sobre essa temática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,95mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCarnavalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de Sambapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Públicapt_BR
Título: dc.titleO TAMBOR COMO TEXTO: PROPOSTAS DECOLONIAIS PARA A UTILIZAÇÃO DE DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons