Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Renata Bulcão Lassance | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-18T02:01:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-18T02:01:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - O tambor como texto - Renata Bulcão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725680 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação desenvolve uma proposta para aproximar o universo das Escolas de Samba do mundo escolar e acadêmico. Para tanto, apresenta um breve histórico sobre o surgimento dessas agremiações e sobre o processo de construção de enredos a serem apresentados nos desfiles. Sobre os enredos, são analisadas também as mudanças de abordagem e de temática ao longo das décadas, compreendendo essas agremiações como entidades vivas e em constante transformação, em consonância com seu tempo. A utilização das Escolas de Samba em sala de aula exige uma perspectiva decolonial, percebendo, assim, a partir de gramáticas diversas, os também diversos autores responsáveis por um desfile. A proposta aqui apresentada traz uma discussão para as aulas sobre o processo de abolição da escravidão, utilizando fontes históricas relacionadas a desfiles carnavalescos como formas de comparar diferentes discursos sobre essa temática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,95mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Carnaval | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de Samba | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Pública | pt_BR |
Título: dc.title | O TAMBOR COMO TEXTO: PROPOSTAS DECOLONIAIS PARA A UTILIZAÇÃO DE DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - O tambor como texto - Renata Bulcão.pdf | 2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725680/2/DISSERTAÇÃO - O tambor como texto - Renata Bulcão.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons