Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Cínthia de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-18T00:39:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-18T00:39:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Um olhar para o Brasil Imperial com o Museu Imperial | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725679 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação ambiciona realizar uma reflexão sobre o Império do Brasil em diálogo com uma turma do Ensino Médio. Junto a uma pesquisa bibliográfica, que buscou uma combinação de leituras e abordagens para iluminar uma análise histórica sobre aspectos da vida social do Brasil Imperial, incorporou também uma observação crítica da narrativa memorial sobre o Império brasileiro que ganha destaque na exposição de longa duração do Museu Imperial. O desafio foi construir conhecimento sobre o Brasil Imperial a partir de uma análise histórica que se beneficiou da principal exposição do Museu Imperial. A presente pesquisa insere-se no campo das inter-relações entre Produção de conhecimento histórico, Ensino de História e Museus, tão valiosas à aprendizagem ao proporcionar a interação com outras possibilidades de estímulo à produção de conhecimento histórico, indo além dos referenciais presentes no cotidiano escolar. O Museu Imperial opera com formas memoriais de reconhecimento da sociedade imperial brasileira, contribuindo para a compreensão do Império brasileiro e possibilitando uma problematização daquilo que se distingue hoje com valor de memória nacional. A presente análise histórica sobre a vida social no Brasil Imperial resultou também na elaboração de um produto pedagógico, na forma de um podcast a partir da leitura de trechos da dissertação contando com a participação de alguns alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio para a qual leciono História | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,81mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de memória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio, acervos e museus | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Museu Imperial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil Império | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de conhecimento histórico | pt_BR |
Título: dc.title | Um olhar para o Brasil Imperial com o Museu Imperial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons