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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CONCEIÇÃO, ROZIANE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-14T18:24:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-14T18:24:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ROZIANE COSTA CONCEIÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725500 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo analisar a alimentação como abordagem alternativa para as aulas de História da América Portuguesa, concebendo possibilidades de ensino, na segunda etapa da educação básica, Ensino Fundamental II. Tal abordagem concentrou-se na pluralidade cultural interpretada, a partir de alguns alimentos consumidos pelas populações da América Portuguesa, período originário de muitas heranças culturais e alimentares da sociedade brasileira. Após referenciar as principais discussões sobre os diálogos entre história, alimentação e ensino de História, passou-se a examinar alguns exemplos de alimentos e receitas que demonstraram a pluralidade cultural da culinária brasileira na América Portuguesa. O milho, a mandioca, o açúcar e o feijão foram investigados considerando-se suas historicidades sem, contudo, excluirse a presença de outros alimentos importantes para a sociedade do período para, com isso, construir-se alternativas pedagógicas que possam promover a aproximação entre aluno e conteúdo histórico no 7° ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, foi alvejada a produção de sequências didáticas para integrar o produto educacional, um site educativo que disponibiliza tais sequências e promove o diálogo e cooperação entre professores e alunos. O resultado da pesquisa aponta que a alimentação é uma fonte histórica provocativa, tem o poder de despertar nos alunos reflexões interessantes sobre pluralidade cultural e pode contribuir, de forma expressiva, para o ensino de História, proporcionando-lhes um diálogo com o conhecimento trazido de suas vivências. A utilização da alimentação nas aulas de História pode enriquecê-las e torná-las mais estimulantes, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais significativo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,59 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Alimentação. Pluralidade Cultural. América Portuguesa. | pt_BR |
| Título: dc.title | Sabores plurais: a alimentação no ensino de História da América Portuguesa. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Roziane Costa Conceição.pdf | Sabores plurais: a alimentação no ensino de História da América Portuguesa. | 2,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725500/1/Roziane Costa Conceição.pdfDownload |
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