O TORÉM DOS TREMEMBÉ E O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA MÚSICA INDÍGENA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, JONH-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-14T18:12:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-14T18:12:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-
identificador: dc.identifier.otherJONH KENNADYpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725499-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar as relações históricas entre os Tremembé de Almofala (litoral oeste do Ceará) e o torém enquanto manifestação étnica, diacrítica e sacropolítica, no contexto da Nova República entre as décadas de 1980 e 1990. Visando a possibilidade de inserir esse tema como centro gerador de conteúdos sobre a História do Brasil Contemporâneo e Cultura Indígena no Nordeste, este trabalho é uma colaboração com a aplicabilidade da lei 11.645/08. O texto busca contextualizar e refletir sobre a historicidade que envolve o povo Tremembé e o torém a partir de narrativas de pesquisadores nãoindígenas. Como contraponto são discutidas as relações entre história e memória a partir das narrativas Tremembé pensando o percurso histórico da história do ensino de história indígena no Brasil, até o momento em que essas memórias escondidas passam a compor as pesquisas e os livros didáticos Na terceira e última parte foram desenvolvidas como exercícios de transposição didática propostas de intervenção pedagógica divididas e apresentadas em duas sequências didáticas envolvendo temas acerca da música, memória, história e questão indígena no Nordeste. Por essa perspectiva procuramos promover um diálogo entre a história e a música indígena por meio de exercícios de leitura, análise e interpretação de fontes escritas, orais, sonoras e audiovisuais relacionadas à dança. Com base nessa reflexão e em conceitos como apropriação, etnicidade e etnocentrismo, apontamos caminhos para a utilização e cruzamento de fontes (escritas e musicais) no ensino de História e Cultura Indígena, discutindo alguns resultados da aplicação de uma sequência didática aplicada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Ilha Grande do Piauí.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,37 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino. História. Torém. Música indígena. Tremembé.pt_BR
Título: dc.titleO TORÉM DOS TREMEMBÉ E O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA MÚSICA INDÍGENApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHISTÓRIApt_BR
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