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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, JONH | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-14T18:12:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-14T18:12:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | JONH KENNADY | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725499 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo analisar as relações históricas entre os Tremembé de Almofala (litoral oeste do Ceará) e o torém enquanto manifestação étnica, diacrítica e sacropolítica, no contexto da Nova República entre as décadas de 1980 e 1990. Visando a possibilidade de inserir esse tema como centro gerador de conteúdos sobre a História do Brasil Contemporâneo e Cultura Indígena no Nordeste, este trabalho é uma colaboração com a aplicabilidade da lei 11.645/08. O texto busca contextualizar e refletir sobre a historicidade que envolve o povo Tremembé e o torém a partir de narrativas de pesquisadores nãoindígenas. Como contraponto são discutidas as relações entre história e memória a partir das narrativas Tremembé pensando o percurso histórico da história do ensino de história indígena no Brasil, até o momento em que essas memórias escondidas passam a compor as pesquisas e os livros didáticos Na terceira e última parte foram desenvolvidas como exercícios de transposição didática propostas de intervenção pedagógica divididas e apresentadas em duas sequências didáticas envolvendo temas acerca da música, memória, história e questão indígena no Nordeste. Por essa perspectiva procuramos promover um diálogo entre a história e a música indígena por meio de exercícios de leitura, análise e interpretação de fontes escritas, orais, sonoras e audiovisuais relacionadas à dança. Com base nessa reflexão e em conceitos como apropriação, etnicidade e etnocentrismo, apontamos caminhos para a utilização e cruzamento de fontes (escritas e musicais) no ensino de História e Cultura Indígena, discutindo alguns resultados da aplicação de uma sequência didática aplicada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Ilha Grande do Piauí. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,37 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino. História. Torém. Música indígena. Tremembé. | pt_BR |
Título: dc.title | O TORÉM DOS TREMEMBÉ E O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA MÚSICA INDÍGENA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Jonh Kennady.pdf | O TORÉM DOS TREMEMBÉ E O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA MÚSICA INDÍGENA | 2,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725499/1/Jonh Kennady.pdfDownload |
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