OUVIR POR MEIO DAS CANÇÕES O QUE O TEXTO CALA: UMA ANÁLISE DOS PAPÉIS DE GÊNERO ATRIBUÍDOS ÀS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA “DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, LUCIANE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-14T18:19:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-14T18:19:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherLuciane Moreira Andrade de Limapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725489-
Resumo: dc.description.abstractA análise da presença da história das mulheres nos livros didáticos de história é desenvolvida neste trabalho para refletir sobre os enfoques e espaços que lhes são reservados nestes materiais, como forma de problematizar os papéis de gênero que são atribuídos a homens e mulheres. E, a coleção didática História das cavernas ao terceiro milênio PNLD 2018-2020 das autoras Myrian Becho Mota e Patrícia Ramos Braick será analisada por ser essa a coleção adotada na escola onde atuo e por trazer inserções da ação das mulheres que necessitam de uma reflexão. Apesar das mudanças sociais ocorridas ao longo do século XX e XXI que introduziram amplamente as mulheres em diversos espaços, a disparidade em relação ao sexo oposto ainda é expressiva e merece atenção a fim de que sejam desenvolvidos debates e reflexões nas escolas, já que constituem importantes espaços de formação social. Os princípios que defendem a valorização de todos os segmentos da sociedade e a promoção do respeito são afirmados pela legislação educacional e pautam a elaboração dos livros didáticos. Mas, ainda assim é detectável a necessidade de um aprofundamento destas questões que possam contribuir efetivamente para o combate a preconceitos e consequentes violências infligidas sobre as mulheres. Assim, objetivando o encaminhamento desta análise, autores/as como Michelle Perrot, Guacira Lopes Louro, Alain Chopin, Joan Scott, Roger Chartier, entre outros/as serão fundamentais para embasar teoricamente o trabalho, auxiliando nas problematizações. Considerando a necessidade de um mestrado profissional, a proposição de uma intervenção na escola será apresentada sob o formato de oficinas pedagógicas, organizadas a partir da escuta e análise de canções que abordam questões de gênero, oferecendo outras possibilidades de aprendizado, diálogo com conceitos, problemáticas e conscientização que os livros didáticos não foram suficientes para alcançar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,77 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPapéis de Gênero; Mulheres; Livro Didático; Ensino de História; Canções.pt_BR
Título: dc.titleOUVIR POR MEIO DAS CANÇÕES O QUE O TEXTO CALA: UMA ANÁLISE DOS PAPÉIS DE GÊNERO ATRIBUÍDOS ÀS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA “DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Luciane Moreira Andrade de Lima.pdfOUVIR POR MEIO DAS CANÇÕES O QUE O TEXTO CALA: UMA ANÁLISE DOS PAPÉIS DE GÊNERO ATRIBUÍDOS ÀS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA “DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO”5.91 MBAdobe PDF/bitstream/capes/725489/1/Luciane Moreira Andrade de Lima.pdfDownload