Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, LUCIANE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-14T18:19:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-14T18:19:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Luciane Moreira Andrade de Lima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725489 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A análise da presença da história das mulheres nos livros didáticos de história é desenvolvida neste trabalho para refletir sobre os enfoques e espaços que lhes são reservados nestes materiais, como forma de problematizar os papéis de gênero que são atribuídos a homens e mulheres. E, a coleção didática História das cavernas ao terceiro milênio PNLD 2018-2020 das autoras Myrian Becho Mota e Patrícia Ramos Braick será analisada por ser essa a coleção adotada na escola onde atuo e por trazer inserções da ação das mulheres que necessitam de uma reflexão. Apesar das mudanças sociais ocorridas ao longo do século XX e XXI que introduziram amplamente as mulheres em diversos espaços, a disparidade em relação ao sexo oposto ainda é expressiva e merece atenção a fim de que sejam desenvolvidos debates e reflexões nas escolas, já que constituem importantes espaços de formação social. Os princípios que defendem a valorização de todos os segmentos da sociedade e a promoção do respeito são afirmados pela legislação educacional e pautam a elaboração dos livros didáticos. Mas, ainda assim é detectável a necessidade de um aprofundamento destas questões que possam contribuir efetivamente para o combate a preconceitos e consequentes violências infligidas sobre as mulheres. Assim, objetivando o encaminhamento desta análise, autores/as como Michelle Perrot, Guacira Lopes Louro, Alain Chopin, Joan Scott, Roger Chartier, entre outros/as serão fundamentais para embasar teoricamente o trabalho, auxiliando nas problematizações. Considerando a necessidade de um mestrado profissional, a proposição de uma intervenção na escola será apresentada sob o formato de oficinas pedagógicas, organizadas a partir da escuta e análise de canções que abordam questões de gênero, oferecendo outras possibilidades de aprendizado, diálogo com conceitos, problemáticas e conscientização que os livros didáticos não foram suficientes para alcançar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,77 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Palavras-chave: dc.subject | Papéis de Gênero; Mulheres; Livro Didático; Ensino de História; Canções. | pt_BR |
Título: dc.title | OUVIR POR MEIO DAS CANÇÕES O QUE O TEXTO CALA: UMA ANÁLISE DOS PAPÉIS DE GÊNERO ATRIBUÍDOS ÀS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA “DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luciane Moreira Andrade de Lima.pdf | OUVIR POR MEIO DAS CANÇÕES O QUE O TEXTO CALA: UMA ANÁLISE DOS PAPÉIS DE GÊNERO ATRIBUÍDOS ÀS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA “DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO” | 5,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725489/1/Luciane Moreira Andrade de Lima.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: