Museu Parque Seringal: proposta no ensino de história e natureza.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorConceição, Ana Maria da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-14T11:25:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-14T11:25:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherAnaMariadaSilvaConceição_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725423-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho faz um estudo sobre o conjunto patrimonial do Museu Parque Seringal,localizado em Ananindeua/PA, como um espaço que colabora para o processo de ensino e aprendizagem de História, de modo a contextualizar a relação entre passado e presente do município para a construção de saberes históricos que considerem a natureza como fonte de aprendizado da disciplina História. Apresenta-se aqui resultados de um trabalho de campo que envolveu alunos do ensino fundamental da E. E. E. F. “Cândido Horácio Evelin” da rede pública de ensino. O objetivo foi o de lançar novos olhares sobre o Parque a fim de repensar como aquele local contribui para o ensino de História, utilizando as narrativas e os saberes produzidos pelos discentes do 9° Ano e também os conhecimentos prévios da comunidade no entorno do Parque. Pretendeu-se demonstrar que os museus são espaços vivos e lugares de memória que dialogam com o nosso presente e que guardam as suas especificidades e que, portanto, devem ser preservados dentro de uma perspectiva interdisciplinar, que implica as relações entre memória, história e natureza, contidas no espaço que resguarda árvores de seringa (Hevea Brasiliensis). O produto educacional associado à essa pesquisa é um folder que auxiliará futuras visitas guiadas ao Museu. O folder possui orientações, uma galeria de fotos, hiperlinks e QR Code que tornam a experiência mais interativa e imersiva, e poderá ser de uso de professores, alunos e do público em geral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,65 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Espaços Não-Escolares; História Local; Educação Museal; Processos de Mediação; Ananindeua.pt_BR
Título: dc.titleMuseu Parque Seringal: proposta no ensino de história e natureza.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons