Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Conceição, Ana Maria da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-14T11:25:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-14T11:25:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | AnaMariadaSilvaConceição_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725423 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho faz um estudo sobre o conjunto patrimonial do Museu Parque Seringal,localizado em Ananindeua/PA, como um espaço que colabora para o processo de ensino e aprendizagem de História, de modo a contextualizar a relação entre passado e presente do município para a construção de saberes históricos que considerem a natureza como fonte de aprendizado da disciplina História. Apresenta-se aqui resultados de um trabalho de campo que envolveu alunos do ensino fundamental da E. E. E. F. “Cândido Horácio Evelin” da rede pública de ensino. O objetivo foi o de lançar novos olhares sobre o Parque a fim de repensar como aquele local contribui para o ensino de História, utilizando as narrativas e os saberes produzidos pelos discentes do 9° Ano e também os conhecimentos prévios da comunidade no entorno do Parque. Pretendeu-se demonstrar que os museus são espaços vivos e lugares de memória que dialogam com o nosso presente e que guardam as suas especificidades e que, portanto, devem ser preservados dentro de uma perspectiva interdisciplinar, que implica as relações entre memória, história e natureza, contidas no espaço que resguarda árvores de seringa (Hevea Brasiliensis). O produto educacional associado à essa pesquisa é um folder que auxiliará futuras visitas guiadas ao Museu. O folder possui orientações, uma galeria de fotos, hiperlinks e QR Code que tornam a experiência mais interativa e imersiva, e poderá ser de uso de professores, alunos e do público em geral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,65 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Espaços Não-Escolares; História Local; Educação Museal; Processos de Mediação; Ananindeua. | pt_BR |
Título: dc.title | Museu Parque Seringal: proposta no ensino de história e natureza. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AnaMariadaSilvaConceição_DissertaçãoFinal.pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725423/2/AnaMariadaSilvaConceição_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons