OUTRAS CENAS DE CLIO: ensino de História, representações e (re) construções da identidade e cultura nordestina a partir dos filmes Cipriano e Ai, que vida!

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, IRAILDES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-13T21:08:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-13T21:08:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-
identificador: dc.identifier.otherIraildes Pereira e Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725420-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo principal da pesquisa é compreender como os filmes Cipriano (2001) e Ai, que vida! (2008) representam a identidade e a cultura do ser nordestino e como isso contribui para a (re) construção de identidades dos sujeitos históricos, em especial de estudantes. Para tanto, foram analisadas as potencialidades das narrativas e cenas dos filmes no Ensino de História sociocultural, com foco para a identidade e cultura. Foram discutidas as interconexões entre narrativa ficcional e as narrativas históricas, sociais e antropológicas além de refletir sobre a produção fílmica como narrativa que (re)elabora as imagens acerca do ser nordestino. Por fim, foram inferidas questões sociais, políticas e de gênero como discursos que povoam o imaginário da sociedade e suas ressonâncias na construção identitária dos sujeitos históricos. Metodologicamente, o trabalho fez uso da pesquisa documental porque este tipo de abordagem envolve o estudo de informações registradas nas mídias escolhidas para a pesquisa: os filmes Cipriano (2001), de Douglas Machado e Ai, que vida! (2008) de Cícero Filho. Por meio de pesquisa do tipo survey aplicamos um questionário, contendo 10 (dez) perguntas, para os alunos do 9º (nono) da escola Municipal Clidenor de Freitas Santos, sobre os filmes de nossa pesquisa porque queríamos verificar as impressões dos estudantes ao verem os filmes em relação aos aspectos (culturais, identitários, políticos, familiares, espaciais e de gênero) que escolhemos para analisar por meio dos longas. Aliada à pesquisa documental, a pesquisa se apoiou em percursos bibliográficos através da reflexão a partir de livros, artigos, ensaios e textos que tratam da questão de se aliar ensino e exibição de filmes em sala de aula. Para a relação História e Cinema a base de nosso estudo foi a obra de Marc Ferro (2010), os estudos de Jean-Claude Bernardet (2006), os livros de Renato Mocellin (2009, 2002), além dos estudos de Eduardo Morettin (2011), Marcos Napolitano (2018) e Walter Benjamin (2020). As leituras realizadas para compreender questões culturais foram alicerçadas nos estudos de Homi K. Bhabha (2013), José Luiz dos Santos (2006), Roger Chartier (1994) e Nestor Garcia Canclini (2015). E a problemática relacionada à identidade embasou-se nas obras de Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2011), Stuart Hall (2020) e Zygmunt Bauman (2005). O produto deste trabalho será a elaboração de material didático-pedagógico (Catálogo) com cenas e diálogos dos filmes analisados, sobre temáticas envolvendo aspectos históricos, identitários e culturais do nordestino. Por meio de nosso estudo, foi considerado que os dois filmes analisados são importantes instrumentos para o ensino de História, sobretudo no que tange às questões relacionadas à (re) construção das identidades socioculturais e da consciência histórica em nossos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,48 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Cultura. Identidade. Cinema. Nordeste.pt_BR
Título: dc.titleOUTRAS CENAS DE CLIO: ensino de História, representações e (re) construções da identidade e cultura nordestina a partir dos filmes Cipriano e Ai, que vida!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHISTÓRIApt_BR
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