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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, FRANCISCO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-13T21:00:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-13T21:00:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | FRANCISCO MOREIRA DE ALBUQUERQUE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725409 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa analisou o ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira, por meio da prática docente de professores/as do Ensino Médio. Para isso, foram investigados os professores de História da Escola Estadual de Ensino Médio Vilebaldo Aguiar, localizada no município de Coreaú (CE). O recorte temporal foi estabelecido entre as mudanças ocorridas na década de 1980 e o atual contexto educacional. A problemática buscou compreender os principais desafios de implementação da Lei nº 10.639/2003 na sala de aula. A metodologia se configura como qualitativa, dividida em dois momentos: no primeiro, foi feita uma discussão bibliográfica de estudos e debates sobre a temática; e no segundo, analisou-se a prática educativa de atuação no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário a quatro professores/as e das informações de documentos da escola pesquisada. A estrutura do trabalho está dividida em três capítulos. No primeiro capítulo foi apresentada uma crítica à colonialidade do saber, dominada historicamente pelo ocidente, mostrando ser possível descolonizar este saber, através da epistemologia pós-colonial. Em seguida, foi proposto um debate sobre as políticas afirmativas concedidas a partir da 1980, sobre as leis antirracistas bem como os conflitos com o Novo Ensino Médio. Por fim, foi promovido um diálogo com professores de história, como forma de apontar caminhos necessários ao ensino de história da África. E, como parte propositiva deste trabalho, apresentou-se o Projeto Pedagógico do curso de formação docente com o mesmo título da dissertação, “Descolonizando o Saber: história e cultura afro-brasileira e africana no Ensino Médio”, com o propósito de compartilhar leituras e conhecimentos aos professores de história do Ensino Médio. Espera-se que, a partir desta pesquisa, seja possível avançar nos debates em prol da melhoria das práticas do profissional de História dentro e/ou fora da sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2, 81 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Descolonização da África; Educação Antirracista; Formação de Professores. | pt_BR |
Título: dc.title | DESCOLONIZANDO O SABER: história e cultura afro-brasileira e africana no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Franscisco Moreira de Albuquerque.pdf | DESCOLONIZANDO O SABER: história e cultura afro-brasileira e africana no Ensino Médio | 2,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725409/1/Franscisco Moreira de Albuquerque.pdfDownload |
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