Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VIEIRA, FRANCISCO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-13T19:58:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-13T19:58:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | FRANCISCO JOSÉ VIEIRA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725407 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta Dissertação analisa-se a Revista Careta como fonte para a disciplina História no Ensino Básico a partir da temática do governo Getúlio Vargas no processo de instauração do Estado Novo. Partindo de uma pesquisa diagnóstica com professores e professoras do Ensino Básico, foram delineados os caminhos para a aplicabilidade de recortes da revista Careta. Refletiu-se sobre as compreensões em torno do uso das fontes revistas em aulas de História objetivando a construção de um Manual Pedagógico no qual explorasse as edições da Careta no recorte temporal escolhido. Foi feita uma contextualização e descrição das características, aspectos e conteúdo do periódico, bem como a análise dos elementos aproveitáveis para o processo de ensino-aprendizagem. A disposição da Careta dentro do ensino passa pela possibilidade de compreender diferentes usos e aplicações por parte dos docentes diante de suas realidades. A Revista Careta foi um importante periódico na primeira metade do século XX, definida como uma revista ilustrada de variedades, popularizou-se com seus conteúdos variados, como charges políticas, artigos de opinião, textos sobre costumes, piadas, fotografias de eventos sociais, notícias, sátiras humorísticas e cinema. O periódico no Estado Novo estabeleceu uma crítica dentro dos limites impostos pela censura dos órgãos institucionais do governo, nesse aspecto o humor foi um recurso usado nas diversas linguagens usadas pela revista, como caricaturas, charges e sátiras, juntos aos textos escritos. Esses elementos foram selecionados como principais para a aplicabilidade no ensino, vistos como positivos e vantajosos nas disposições ao provocar e instigar alunas e alunos. Dessa maneira, o Manual Pedagógico apresenta recortes da Careta evidenciando dinâmicas políticas da atuação de Getúlio Vargas, além do papel desempenhado pela imprensa dentro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 61,05 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Fontes Históricas. Revista Careta. Estado Novo. | pt_BR |
Título: dc.title | REVISTANDO CARETAS: A REVISTA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE O ESTADO NOVO VARGUISTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Francisco José Vieira.pdf | REVISTANDO CARETAS: A REVISTA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE O ESTADO NOVO VARGUISTA | 62,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725407/1/Francisco José Vieira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: