REVISTANDO CARETAS: A REVISTA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE O ESTADO NOVO VARGUISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, FRANCISCO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-13T19:58:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-13T19:58:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
identificador: dc.identifier.otherFRANCISCO JOSÉ VIEIRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725407-
Resumo: dc.description.abstractNesta Dissertação analisa-se a Revista Careta como fonte para a disciplina História no Ensino Básico a partir da temática do governo Getúlio Vargas no processo de instauração do Estado Novo. Partindo de uma pesquisa diagnóstica com professores e professoras do Ensino Básico, foram delineados os caminhos para a aplicabilidade de recortes da revista Careta. Refletiu-se sobre as compreensões em torno do uso das fontes revistas em aulas de História objetivando a construção de um Manual Pedagógico no qual explorasse as edições da Careta no recorte temporal escolhido. Foi feita uma contextualização e descrição das características, aspectos e conteúdo do periódico, bem como a análise dos elementos aproveitáveis para o processo de ensino-aprendizagem. A disposição da Careta dentro do ensino passa pela possibilidade de compreender diferentes usos e aplicações por parte dos docentes diante de suas realidades. A Revista Careta foi um importante periódico na primeira metade do século XX, definida como uma revista ilustrada de variedades, popularizou-se com seus conteúdos variados, como charges políticas, artigos de opinião, textos sobre costumes, piadas, fotografias de eventos sociais, notícias, sátiras humorísticas e cinema. O periódico no Estado Novo estabeleceu uma crítica dentro dos limites impostos pela censura dos órgãos institucionais do governo, nesse aspecto o humor foi um recurso usado nas diversas linguagens usadas pela revista, como caricaturas, charges e sátiras, juntos aos textos escritos. Esses elementos foram selecionados como principais para a aplicabilidade no ensino, vistos como positivos e vantajosos nas disposições ao provocar e instigar alunas e alunos. Dessa maneira, o Manual Pedagógico apresenta recortes da Careta evidenciando dinâmicas políticas da atuação de Getúlio Vargas, além do papel desempenhado pela imprensa dentro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent61,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Fontes Históricas. Revista Careta. Estado Novo.pt_BR
Título: dc.titleREVISTANDO CARETAS: A REVISTA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE O ESTADO NOVO VARGUISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Francisco José Vieira.pdfREVISTANDO CARETAS: A REVISTA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE O ESTADO NOVO VARGUISTA62,51 MBAdobe PDF/bitstream/capes/725407/1/Francisco José Vieira.pdfDownload