TRAJETÓRIAS AUSENTES: UM ESTUDO SOBRE INTELECTUAIS NEGRAS COMO FERRAMENTA PARA UM ENSINO DECOLONIAL, ANTIRRACISTA E ANTISSEXISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, FRANCIDÉIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-13T19:42:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-13T19:42:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherFRANCIDÉIA GOMES DE SOUZA CARVALHOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725405-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho intitulado “Trajetórias ausentes: um estudo sobre intelectuais negras como ferramenta para um ensino decolonial, antirracista e antissexista” pretende investigar as contribuições do Feminismo Negro para o combate ao racismo e ao sexismo nos espaços escolares. A escolha do objeto de pesquisa veio a partir das minhas vivências como professora de adolescentes em uma escola de tempo integral que frequentemente lida com o preconceito racial e de gênero. Nossa análise tem como enfoque o contexto a partir dos anos de 1970, marcado por transformações sociais, políticas e historiográficas no qual ganharam relevo movimentos sociais como o Movimento Negro e o Feminismo Negro. A partir da experiência de aplicação da sequência didática em sua sala de aula de 3º ano da escola Ceti Polivalente Lima Rebelo, a dissertação apresenta a sistematização de um material didático que servirá para o uso de professores em outras escolas. Como percurso metodológico, adotamos uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, levantamento bibliográfico e participação em sete aulasencontro como parte da aplicação de uma sequência didática (SD) focada na desconstrução do racismo e do sexismo no ambiente escolar. A relevância da pesquisa é centrada em contribuir para o enfrentamento do racismo e do sexismo, responsáveis pelo alto índice de violência contra mulheres negras em nossa sociedade, objetiva por meio da visibilização de intelectuais negras superar estereótipos em torno das mulheres negras. Esse trabalho também busca auxiliar na elevação da autoestima dos (das) discentes afrodescendentes que não se veem representados (das) nas temáticas abordadas em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,70 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino decolonial; feminismo negro; Beatriz Nascimento; Lélia Gonzalez; sequência didática.pt_BR
Título: dc.titleTRAJETÓRIAS AUSENTES: UM ESTUDO SOBRE INTELECTUAIS NEGRAS COMO FERRAMENTA PARA UM ENSINO DECOLONIAL, ANTIRRACISTA E ANTISSEXISTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Francideia Gomes de Souza Carvalho.pdfTRAJETÓRIAS AUSENTES: UM ESTUDO SOBRE INTELECTUAIS NEGRAS COMO FERRAMENTA PARA UM ENSINO DECOLONIAL, ANTIRRACISTA E ANTISSEXISTA4.81 MBAdobe PDF/bitstream/capes/725405/1/Francideia Gomes de Souza Carvalho.pdfDownload