
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, FRANCIDÉIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-13T19:42:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-13T19:42:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FRANCIDÉIA GOMES DE SOUZA CARVALHO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725405 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho intitulado “Trajetórias ausentes: um estudo sobre intelectuais negras como ferramenta para um ensino decolonial, antirracista e antissexista” pretende investigar as contribuições do Feminismo Negro para o combate ao racismo e ao sexismo nos espaços escolares. A escolha do objeto de pesquisa veio a partir das minhas vivências como professora de adolescentes em uma escola de tempo integral que frequentemente lida com o preconceito racial e de gênero. Nossa análise tem como enfoque o contexto a partir dos anos de 1970, marcado por transformações sociais, políticas e historiográficas no qual ganharam relevo movimentos sociais como o Movimento Negro e o Feminismo Negro. A partir da experiência de aplicação da sequência didática em sua sala de aula de 3º ano da escola Ceti Polivalente Lima Rebelo, a dissertação apresenta a sistematização de um material didático que servirá para o uso de professores em outras escolas. Como percurso metodológico, adotamos uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, levantamento bibliográfico e participação em sete aulasencontro como parte da aplicação de uma sequência didática (SD) focada na desconstrução do racismo e do sexismo no ambiente escolar. A relevância da pesquisa é centrada em contribuir para o enfrentamento do racismo e do sexismo, responsáveis pelo alto índice de violência contra mulheres negras em nossa sociedade, objetiva por meio da visibilização de intelectuais negras superar estereótipos em torno das mulheres negras. Esse trabalho também busca auxiliar na elevação da autoestima dos (das) discentes afrodescendentes que não se veem representados (das) nas temáticas abordadas em sala de aula. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,70 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino decolonial; feminismo negro; Beatriz Nascimento; Lélia Gonzalez; sequência didática. | pt_BR |
| Título: dc.title | TRAJETÓRIAS AUSENTES: UM ESTUDO SOBRE INTELECTUAIS NEGRAS COMO FERRAMENTA PARA UM ENSINO DECOLONIAL, ANTIRRACISTA E ANTISSEXISTA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Francideia Gomes de Souza Carvalho.pdf | TRAJETÓRIAS AUSENTES: UM ESTUDO SOBRE INTELECTUAIS NEGRAS COMO FERRAMENTA PARA UM ENSINO DECOLONIAL, ANTIRRACISTA E ANTISSEXISTA | 4.81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725405/1/Francideia Gomes de Souza Carvalho.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: