Legião Urbana: Conscientização crítica e ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, EDILSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-13T19:13:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-13T19:13:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
identificador: dc.identifier.otherEDILSON DOS SANTOS MONTEIROpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725404-
Resumo: dc.description.abstractA banda Legião Urbana teve um papel cultural importante no contexto histórico da redemocratização brasileira. Em vista disso, e compreendendo a relevância do uso da música no ensino de história, elaboramos o presente trabalho com o escopo de discutir e analisar o uso da música da banda Legião Urbana durante aulas de história. O intuito é fomentar e ampliar uma maior conscientização crítica dos discentes a respeito de problemáticas presentes na sociedade, como a corrupção, a violência e as guerras. Este trabalho foi fundamentado no conceito de consciência histórica (RÜSEN, 2001 e CERRI, 2011), no conceito análogo de conscientização crítica (FREIRE, 1979) e nas ideias de educação emancipadora e crítica (hooks, 2020). Participaram da pesquisa qualitativa alunos de nono ano de uma escola municipal de Parnaíba no estado do Piauí, aos quais foram aplicados dois questionários para aferir seus conhecimentos prévios sobre o objeto deste trabalho. Posteriormente foi realizada uma sequência didática que culminou na produção de textos dissertativos como produto pedagógico desta pesquisa. Através da produção de textos pôde-se observar que realmente a utilização da música da Legião Urbana instigou o senso crítico mais acurado, percebido nas discussões em sala de aula. Diante do exposto, concluímos que o uso de ferramentas didáticas como a música tem um importante papel promovendo uma aproximação dos alunos a temáticas que normalmente não lhes despertariam interesse, suscitando uma maior formação de seu pensamento crítico, tornando-os cidadãos mais conscientes acerca de problemas políticos e sociais do Brasil e do mundo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,09 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedemocratização. Ensino de história. Legião Urbana. Conscientização crítica. Consciência histórica.pt_BR
Título: dc.titleLegião Urbana: Conscientização crítica e ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Edilson dos Santos Monteiro.pdfLegião Urbana: Conscientização crítica e ensino de história1,11 MBAdobe PDF/bitstream/capes/725404/1/Edilson dos Santos Monteiro.pdfDownload