Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DE OLIVEIRA, DANIELA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-13T19:01:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-13T19:01:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | DANIELA FÉLIX | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725403 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar o uso do Museu Dom Avelar Brandão Vilela nas aulas da disciplina de História por meio da metodologia da educação patrimonial com ênfase no patrimônio cultural. O trabalho propõe a discussão sobre as temáticas patrimônio cultural, educação patrimonial, museus e ensino de História. Nessa perspectiva, foram de grande relevância para a abordagem teórico-conceitual os autores Maria Cecília Londres Fonseca (2017) sobre patrimônio cultural,Michel Pollack (1992) e sua concepção de memória e identidade social, Pierre Nora (1993) e sua concepção de lugares de memória, François Hartog para entender a relação entre tempo e patrimônio, Sônia Regina Rampim Florêncio (2015) e Átila Tolentino (2019) para discutir Educação patrimonial, Selva Guimarães; Marcos Silva ( 2012) e Ricardo de Aguiar Pacheco (2012) acerca do Ensino de História e Patrimônio Cultural, além da legislação brasileira que versa sobre Patrimônio, especificamente leis e decretos.Com o objetivo de apresentar o museu como uma nova linguagem com possibilidade de uso para diversificar o ensino e proporcionar melhor aprendizagem nas aulas de História, a pesquisa elaborou como produto educacional, um Guia de orientação aos docentes sobre o uso do acervo do Museu Dom Avelar Brandão Vilela nas aulas de História, pois o guia traz informações acerca do conceito de educação patrimonial, roteiro de visita guiada e atividades práticas baseadas no Guia de Educação Patrimonial do Iphan elaborado por Maria de Lourdes Horta, Evelina Grunberg e Adriane Monteiro (1999). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,28 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial; Museu. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O MUSEU DOM AVELAR BRANDÃO VILELA: O MUSEU COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NAS AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Daniella Félix.pdf | Ensino de História; Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial; Museu. | 9,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725403/1/Daniella Félix.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: