EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O MUSEU DOM AVELAR BRANDÃO VILELA: O MUSEU COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NAS AULAS DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE OLIVEIRA, DANIELA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-13T19:01:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-13T19:01:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-
identificador: dc.identifier.otherDANIELA FÉLIXpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725403-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar o uso do Museu Dom Avelar Brandão Vilela nas aulas da disciplina de História por meio da metodologia da educação patrimonial com ênfase no patrimônio cultural. O trabalho propõe a discussão sobre as temáticas patrimônio cultural, educação patrimonial, museus e ensino de História. Nessa perspectiva, foram de grande relevância para a abordagem teórico-conceitual os autores Maria Cecília Londres Fonseca (2017) sobre patrimônio cultural,Michel Pollack (1992) e sua concepção de memória e identidade social, Pierre Nora (1993) e sua concepção de lugares de memória, François Hartog para entender a relação entre tempo e patrimônio, Sônia Regina Rampim Florêncio (2015) e Átila Tolentino (2019) para discutir Educação patrimonial, Selva Guimarães; Marcos Silva ( 2012) e Ricardo de Aguiar Pacheco (2012) acerca do Ensino de História e Patrimônio Cultural, além da legislação brasileira que versa sobre Patrimônio, especificamente leis e decretos.Com o objetivo de apresentar o museu como uma nova linguagem com possibilidade de uso para diversificar o ensino e proporcionar melhor aprendizagem nas aulas de História, a pesquisa elaborou como produto educacional, um Guia de orientação aos docentes sobre o uso do acervo do Museu Dom Avelar Brandão Vilela nas aulas de História, pois o guia traz informações acerca do conceito de educação patrimonial, roteiro de visita guiada e atividades práticas baseadas no Guia de Educação Patrimonial do Iphan elaborado por Maria de Lourdes Horta, Evelina Grunberg e Adriane Monteiro (1999).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,28 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial; Museu.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O MUSEU DOM AVELAR BRANDÃO VILELA: O MUSEU COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NAS AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Daniella Félix.pdfEnsino de História; Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial; Museu.9,6 MBAdobe PDF/bitstream/capes/725403/1/Daniella Félix.pdfDownload