Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, ERIKA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-13T19:29:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-13T19:29:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | ERIKA RENATA DIAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725395 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um caminho investigativo para o ensino de história africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático. A estratégia metodológica foi análise documental e revisão bibliográfica. Por se tratar de um mestrado profissional, realizou-se uma intervenção pedagógica, voltada para o Ensino Médio, a partir da elaboração de um caderno de sequências didáticas com exemplos práticos de como trabalhar o ensino de história africana e afro-brasileira através do letramento digital e midiático. A pesquisa partiu da análise bibliográfica e da legislação acerca do ensino de História africana e afrobrasileira no Brasil, pensada a partir das dificuldades usualmente encontradas na prática dessa temática na educação básica, especialmente no Ensino Médio. Também foi feita pesquisa sobre a escola na Era da informação e a necessidade de usar as ferramentas digitais não como acessórios, mas de maneira efetiva e orgânica, evidenciando vantagens de sua prática do ensino de História. Nesse sentido, este trabalho propõe uma metodologia de ensino de História africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático, de modo a apontar possíveis caminhos nos quais estudantes e professores passem de usuários a navegadores qualificados, obtendo habilidades tais como leitura, pensamento crítico e produção de conhecimento acerca da História africana e afro-brasileira contribuindo, assim, de modo respeitoso e democrático dentro do ambiente digital. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,64 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História africana e afro-brasileira. Letramento digital e midiático. Sequência didática. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL E MIDIÁTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Érika Renata Dias de Araujo.pdf | ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL E MIDIÁTICO | 1,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725395/1/Érika Renata Dias de Araujo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: