ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL E MIDIÁTICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, ERIKA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-13T19:29:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-13T19:29:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-
identificador: dc.identifier.otherERIKA RENATA DIASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725395-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal construir um caminho investigativo para o ensino de história africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático. A estratégia metodológica foi análise documental e revisão bibliográfica. Por se tratar de um mestrado profissional, realizou-se uma intervenção pedagógica, voltada para o Ensino Médio, a partir da elaboração de um caderno de sequências didáticas com exemplos práticos de como trabalhar o ensino de história africana e afro-brasileira através do letramento digital e midiático. A pesquisa partiu da análise bibliográfica e da legislação acerca do ensino de História africana e afrobrasileira no Brasil, pensada a partir das dificuldades usualmente encontradas na prática dessa temática na educação básica, especialmente no Ensino Médio. Também foi feita pesquisa sobre a escola na Era da informação e a necessidade de usar as ferramentas digitais não como acessórios, mas de maneira efetiva e orgânica, evidenciando vantagens de sua prática do ensino de História. Nesse sentido, este trabalho propõe uma metodologia de ensino de História africana e afro-brasileira por meio do letramento digital e midiático, de modo a apontar possíveis caminhos nos quais estudantes e professores passem de usuários a navegadores qualificados, obtendo habilidades tais como leitura, pensamento crítico e produção de conhecimento acerca da História africana e afro-brasileira contribuindo, assim, de modo respeitoso e democrático dentro do ambiente digital.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,64 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História africana e afro-brasileira. Letramento digital e midiático. Sequência didática.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL E MIDIÁTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Érika Renata Dias de Araujo.pdfENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA POR MEIO DO LETRAMENTO DIGITAL E MIDIÁTICO1,68 MBAdobe PDF/bitstream/capes/725395/1/Érika Renata Dias de Araujo.pdfDownload