Leitores Protagonistas: contribuições e desafios das Metodologias Ativas para a formação de leitores literários

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBORGES, Tálita de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-11T19:29:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-11T19:29:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-11-
identificador: dc.identifier.otherLeitores Protagonistas contribuições e desafios das Metodologias Ativas para a formação de leitores literáriospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725238-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de Website apresenta, após a aplicação de Sequência Didática (SD), os resultados de uma pesquisa-ação aplicada ao 8º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, cujo produto é a dissertação “Metodologias Ativas e a Formação do Leitor Literário nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Contribuições e Desafios”. As análises e discussões, presentes na dissertação, contribuíram para compreendermos as contribuições, os desafios e as possibilidades do uso pedagógico das Metodologias Ativas de Aprendizagem para formação de leitores jovens. As abordagens para o desenvolvimento da SD foram baseadas, principalmente, nos estudos de Rojo (2012; 2013), de Freire (2003, 2015), Candido (1995), Colomer (2017), Machado (2009), Lajolo (2004), Todorov (2019), Zilberman (1988; 1999), Moran (2018), Alves (2015) e Bergmann e Sams (2019). A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta, do relato de experiência da professora-pesquisadora e da produção dos participantes da pesquisa, desenvolvidas durante o 2º bimestre de 2022. Para a intervenção pedagógica, foi elaborada uma SD para ser aplicada em 9 aulas que tinham como objetivo fundamental a promoção de leitura literária por meio de atividades criadas a partir da sala de aula invertida, da gamificação e da teoria dos multiletramentos. A página da internet, nomeada “Leitores Protagonistas: contribuições e desafios das Metodologias Ativas para a formação de leitores literários”, contém materiais diversos que estão disponíveis para consulta e download. Eles estão distribuídos em 6 categorias e visam estabelecer diálogo com outros formadores de leitores por meio do compartilhamento de práticas e reflexões acerca do objeto de estudo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent220 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject: Formação de Leitorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Título: dc.titleLeitores Protagonistas: contribuições e desafios das Metodologias Ativas para a formação de leitores literáriospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons