Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BORGES, Tálita de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-11T19:29:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-11T19:29:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Leitores Protagonistas contribuições e desafios das Metodologias Ativas para a formação de leitores literários | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725238 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de Website apresenta, após a aplicação de Sequência Didática (SD), os resultados de uma pesquisa-ação aplicada ao 8º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, cujo produto é a dissertação “Metodologias Ativas e a Formação do Leitor Literário nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Contribuições e Desafios”. As análises e discussões, presentes na dissertação, contribuíram para compreendermos as contribuições, os desafios e as possibilidades do uso pedagógico das Metodologias Ativas de Aprendizagem para formação de leitores jovens. As abordagens para o desenvolvimento da SD foram baseadas, principalmente, nos estudos de Rojo (2012; 2013), de Freire (2003, 2015), Candido (1995), Colomer (2017), Machado (2009), Lajolo (2004), Todorov (2019), Zilberman (1988; 1999), Moran (2018), Alves (2015) e Bergmann e Sams (2019). A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta, do relato de experiência da professora-pesquisadora e da produção dos participantes da pesquisa, desenvolvidas durante o 2º bimestre de 2022. Para a intervenção pedagógica, foi elaborada uma SD para ser aplicada em 9 aulas que tinham como objetivo fundamental a promoção de leitura literária por meio de atividades criadas a partir da sala de aula invertida, da gamificação e da teoria dos multiletramentos. A página da internet, nomeada “Leitores Protagonistas: contribuições e desafios das Metodologias Ativas para a formação de leitores literários”, contém materiais diversos que estão disponíveis para consulta e download. Eles estão distribuídos em 6 categorias e visam estabelecer diálogo com outros formadores de leitores por meio do compartilhamento de práticas e reflexões acerca do objeto de estudo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 220 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | : Formação de Leitores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
Título: dc.title | Leitores Protagonistas: contribuições e desafios das Metodologias Ativas para a formação de leitores literários | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Leitores Protagonistas contribuições e desafios das.pdf | 219,38 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725238/2/Leitores Protagonistas contribuições e desafios das.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons