ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA FUNDAÇÃO BRADESCO EM RIO BRANCO-ACRE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Wemefran Rocha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-11T19:00:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-11T19:00:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Wemefran Rochapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725236-
Resumo: dc.description.abstractA pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças para o cotidiano da população mundial, o que, por sua vez, incluiu várias mudanças no ambiente escolar. Diante disso, essa dissertação tem os seguintes objetivos: estudar de que modo a tecnologia é usada no ensino remoto na disciplina de história no 9o ano da Escola de Educação Básica Fundação Bradesco durante a pandemia da Covid-19; relatar os desafios enfrentados pela professora, a coordenadora e os alunos voluntários da turma estudada com o novo modo de ensino de história, bem como, relatar as estratégias adotadas para superá-los; abordar o uso da tecnologia na educação acentuado pelas limitações causadas pela pandemia. Estudar esse tema se faz necessário para que possamos discutir a formação tecnológica dos docentes e seu preparo para esse novo momento que o mundo apresenta, envolto de recursos, tecnologias e novas formas de aprendizagens baseadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação - TDICs. O corpus deste estudo é formado pelo diário de bordo de nove alunos da turma 9o ano A da escola Fundação Bradesco, em Rio Branco-Acre, o relato de experiência da presente pesquisadora/professora e uma entrevista com a coordenadora da instituição de ensino. Para a realização desta pesquisa foram feitos o levantamento bibliográfico, a produção de diário de bordo por alunos voluntários da referida escola, aliado ao relato de experiência docente. A pesquisa é dividida em três capítulos que buscam trazer uma trajetória do ensino de história no Brasil, a inserção das TDICs nas aulas de história e os relatos do cotidiano das aulas remotas. Teremos como parte da referência bibliográfica as autoras Ana Elise Ribeiro, Elza Nadai, Selva Guimarães Fonseca, entre outros/as.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.351 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Pandemia, TDICs, Ensino Remoto.pt_BR
Título: dc.titleENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA FUNDAÇÃO BRADESCO EM RIO BRANCO-ACREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons