Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Wemefran Rocha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-11T19:00:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-11T19:00:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Wemefran Rocha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725236 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças para o cotidiano da população mundial, o que, por sua vez, incluiu várias mudanças no ambiente escolar. Diante disso, essa dissertação tem os seguintes objetivos: estudar de que modo a tecnologia é usada no ensino remoto na disciplina de história no 9o ano da Escola de Educação Básica Fundação Bradesco durante a pandemia da Covid-19; relatar os desafios enfrentados pela professora, a coordenadora e os alunos voluntários da turma estudada com o novo modo de ensino de história, bem como, relatar as estratégias adotadas para superá-los; abordar o uso da tecnologia na educação acentuado pelas limitações causadas pela pandemia. Estudar esse tema se faz necessário para que possamos discutir a formação tecnológica dos docentes e seu preparo para esse novo momento que o mundo apresenta, envolto de recursos, tecnologias e novas formas de aprendizagens baseadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação - TDICs. O corpus deste estudo é formado pelo diário de bordo de nove alunos da turma 9o ano A da escola Fundação Bradesco, em Rio Branco-Acre, o relato de experiência da presente pesquisadora/professora e uma entrevista com a coordenadora da instituição de ensino. Para a realização desta pesquisa foram feitos o levantamento bibliográfico, a produção de diário de bordo por alunos voluntários da referida escola, aliado ao relato de experiência docente. A pesquisa é dividida em três capítulos que buscam trazer uma trajetória do ensino de história no Brasil, a inserção das TDICs nas aulas de história e os relatos do cotidiano das aulas remotas. Teremos como parte da referência bibliográfica as autoras Ana Elise Ribeiro, Elza Nadai, Selva Guimarães Fonseca, entre outros/as. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.351 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Pandemia, TDICs, Ensino Remoto. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA FUNDAÇÃO BRADESCO EM RIO BRANCO-ACRE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Wemefran Rocha.pdf | 5,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725236/2/Dissertação - Wemefran Rocha.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons