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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Antônio Maicon Batista Bezerra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-11T18:51:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-11T18:51:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Antonio Maicon | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725235 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O mundo pós-moderno apresenta complexidades que requerem saberes históricos que transcendam o oferecimento de informação meramente factuais e objetivas. O sujeito pós- moderno precisa de ferramentas capazes de compreender um mundo em constante transformação e conflitos, o ensino de história em lugares de memória configura uma importante alternativa, oportunizando um ensino crítico e reflexivo, ancorado nos fundamentos da ciência histórica, engajado na aquisição de operações cognitivas e na transformação social. Pensando nisso, objetivamos pesquisar o ensino de história nos lugares de memória, identificando, a princípio, a (re)produção do discurso identitário da “acreanidade” nos espaços de memória acreanos, entre 1999 e 2018. Adotamos como metodologia pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, na primeira, servimo-nos criticamente de autores como: Guimarães Júnior (2008); Morais (2016), Viana (2011) e Guimarães (2012). Na pesquisa de campo efetuamos observações dos lugares de memória da Cidade de Rio Branco, Acre, aplicando questionários e realizando entrevistas com professores da rede pública de educação básica do Acre, seguindo pesquisa qualitativa de natureza aplicada, com técnica de coleta mediante questionário fechado e aberto. Nos ancoramos teoricamente no decorrer desta pesquisa nos seguintes autores e conceitos: Albuquerque Júnior (2007, 2012, 2019) e Dosse (2003), dialogando sobre as especificidades do conhecimento histórico; Benjamin (1985, 1989), Diehl (2002) e Larrosa (2015), deram subsídios para pensamos o conceito de narrativa; Ricoeur (1994, 2000, 2007), Candau (2018) e Hall (2016, 2020), foram determinantes ao tratarmos das correlações entre memória e identidade; Joutard (2007) e Barros (2009) ajudaram a traçar as aproximações e distanciamentos entre a memória e a história; Nora (1993), por sua vez, delineou o conceito de lugares de memória, enquanto Foucault (2009, 2008), norteou nossa concepção de discurso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7489 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Memória; Lugares de memória. | pt_BR |
Título: dc.title | OS LUGARES DE MEMÓRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: A re-produção do Discurso de “acreanidade” no Acre (1999-2018). | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacão - Antonio Maicon.pdf | 7,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/725235/2/Dissertacão - Antonio Maicon.pdfDownload |
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