O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA PROFESSORA ALTAIR DA COSTA LIMA EM DIAS D’ÁVILA-BA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJESUS, Sandra Barbosa de,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-10T10:28:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-10T10:28:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino da História Local e o Desenvolvimento da Consciência Histórica dos Estudantes da Escola Professora Altair da Costa Lima de Dias d’Ávila – BApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725120-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa é o resultado da busca por refletir acerca da História Local como potencializadora de uma aprendizagem histórica significativa. Fundamentada na Educação Histórica que traçou um caminho de investigação científica acerca do que os estudantes manifestam no processo do ensino aprendizagem da História e do uso da História Local na Educação Básica como ferramenta de ensino e meio para o desenvolvimento da consciência histórica dos estudantes na escola Prof.ª Altair da Costa Lima do município de Dias d’Ávila no Ensino Fundamental II, em uma perspectiva que valoriza as experiências dos estudantes e suas interações com a realidade local e a aprendizagem da História ensinada na escola. Tomando como referências principais os estudos de Isabel Barca, Peter Lee, Jorn Rusen e Maria Auxiliadora Schimidt que objetiva analisar o ensino de História na perspectiva da História Local enquanto conteúdo do componente curricular que visa o desenvolvimento da consciência histórica dos estudantes, constatando algumas compreensões acerca do Município de Dias d’Ávila e problematizando de que maneira a produção de uma ferramenta mediadora de aprendizagem, para o ensino da História Local, contribui com o desenvolvimento da consciência histórica dos estudantes. Partindo de princípios da Ciência Histórica, o percurso metodológico foi estruturado a partir da observação do campo de investigação, considerando o uso da Aula-Oficina como ferramenta para o ensino e elaboração de narrativas sob a temática da história local, bem como, instrumento de coleta e construção de novos dados, somada aos questionários exploratórios com os estudantes e a professora-pesquisadora, sujeitos dessa pesquisa, que trouxeram possibilidades de novas reflexões referentes às propostas curriculares para o ensino da História, sobretudo, em relação à formação dos alunos como sujeito histórico, tendo assim, conhecimento da realidade local, preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural. Constatamos assim, que os estudantes reagem positivamente as propostas problematizadoras dos conteúdos históricos de forma dialógica no exercício da análise de fontes históricas variadas que possibilitaram o desenvolvimento do pensamento histórico ao se sentirem participantes da construção do conhecimento, questionando narrativas de forma crítica, significativa e fundamentados historicamente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,9MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA PROFESSORA ALTAIR DA COSTA LIMA EM DIAS D’ÁVILA-BApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons