Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOUREIRO, Cristiane Tessinari Pupim Venturini | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Mirian do Amaral Jonis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-05T17:21:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-05T17:21:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS_CRISTIANE TESSINARI PUPIM VENTURINI LOUREIRO_2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724898 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O enorme espaço vazio no pátio da escola entre as quadras de esporte, até o momento sem utilidade, somado à falta de outros recursos didáticos de um laboratório de ciências ou informática, tornaram-se trampolins para a possibilidade de desenvolver uma prática diferenciada do modelo pedagógico vigente, em geral limitado às aulas expositivas, no ensino de Ciências, em especial. O objetivo inicial do projeto instaurado em julho de 2017 era alternar as aulas teóricas em sala de aula com as aulas práticas no pátio da escola, transformando parte do espaço em uma horta. Inicialmente, antes e durante a pesquisa de mestrado, o projeto foi apresentado aos docentes e à gestão escolar durante as reuniões de planejamento na Jornada Político-Pedagógica (JPP), com a intenção de buscar uma adesão da comunidade escolar e em todas as disciplinas, bem como as turmas. Desse modo, propôs-se o desenvolvimento da construção de uma horta com atividades voltadas à abordagem temática e atividades que interligassem temas transversais em um projeto escolar coletivo e interdisciplinar, tornando-se um laboratório vivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,56 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica;Projeto escolar. Horta. Laboratório vivo. Ensino de Ciências. | pt_BR |
Título: dc.title | AGUÇANDO O CONHECIMENTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA EXPERIÊNCIA DE HORTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons