HORTA / LABORATÓRIO VIVO UM OLHAR SENSÍVEL À VIDA E AO ENSINO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Kenia Carla Carvalho Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBINO, Maria Das Graças Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-04-05T09:13:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-04-05T09:13:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-09-10-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_GD 82_KENIA CARLA CARVALHO SILVA ALVES_2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724810-
Resumo: dc.description.abstractCaríssimo (a) docente, Com muita alegria apresentamos a você este Guia didático-pedagógico elaborado com o propósito de lançar luz a algumas possibilidades de trabalho educativo, de relações e de percepções com a horta-laboratório vivo na perspectiva de uma alfabetização científica viável, sustentável e cidadã. De acordo com Chassot (2016, p. 91) “[...] ser alfabetizado cientificamente é saber ler a linguagem em que está escrita a natureza. É um analfabeto científico aquele incapaz de uma leitura do universo”. Nessa perspectiva, aventamos dialogar sobre as possibilidades de aproximar as crianças dos animais, das plantas, da terra, do barro, do ar, da água, do sol, território vivido, imergindo-as em um “laboratório” onde os processos naturais e vitais dos seres vivos se entrelaçam, se encontram e se caotizam para a construção de uma unidade natural/social. É nesse espaço de encontros que os saberes populares e científicos ganham sonoridade e ecoam para fora dos muros da escola, onde a aprendizagem se torna significativa, atraente, instigante e encantadora. Como encaminhamentos metodológicos e didáticos-pedagógicos, buscamos na abordagem temática diálogos com todas as áreas do conhecimento para um currículo integrado emanado a partir da Horta/Laboratório Vivo. Para tanto, nos alicerçamos nos diversos marcos legais, dos quais destacamos os Parâmetro Curriculares Nacionais (PCNs) e, mais recentemente, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) sugiro colocar os marcos legais municipais ou as DCN’s.: [...] o currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e que novos temas sempre podem ser incluídos. O conjunto de temas aqui proposto — Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo — recebeu o título geral de Temas Transversais, indicando a metodologia proposta para sua inclusão no currículo e seu tratamento didático (BRASIL, 1997, p. 25). Educar e aprender são fenômenos que envolvem todas as dimensões do ser humano e, quando isso deixa de acontecer, produz alienação e perda do sentido social e individual no viver. É preciso superar as formas de fragmentação do processo pedagógico em que os conteúdos não se relacionam, não se integram e não se interagem. [...] Temas Contemporâneos Transversais têm a condição de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em 6 suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC (BRASIL, 2018, p. 4-5). Nessa perspectiva, este Guia foi organizado nas seções a saber: 1) Introdução, na qual se aponta as ideias gerais advindas de uma pesquisa de mestrado; 2) Concepções teóricometodológicas, na qual expomos os referenciais e legislações que sustentaram as ações descritas, bem como o caminho percorrido e os conteúdos trabalhados neles; 3) Ações pedagógicas interventivas ancoradas nas etapas definidas pelos três momentos pedagógicos idealizados e desenvolvidos por Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018) , com exemplificação e sugestões de atividades voltadas aos possíveis processos educativos com a horta/laboratório vivo; 4) Considerações finais na qual apresentamos nossa reflexão sobre os desafios e as venturas desse projeto enriquecedor. O Guia Didático em tela é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada A Horta como artefato Potencializador da Alfabetização Científica na perspectiva integrada e sustentável, da pesquisadora em Educação em Ciências e Matemática, professora Kenia Carla Carvalho Silva Alves, orientada pela professora Dra. Maria das Graças Ferreira Lobino. Compõe a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e está disponível no site do programa Educimat: https://educimat.ifes.edu.br. Portanto, estimado (a) professor (a), esperamos que este material sirva de inspiração para novas práticas pedagógicas, podendo ser adaptado em seus objetivos e metas de ensino, e contribua para uma relação ensino-aprendizagem mais prazerosa e de significância social e ambiental para os discentes, docentes e comunidade escolar. Crie, recrie, invente e não desista da docência, pois lutamos para que nosso protagonismo não seja ofuscado e para que a categoria docente possa ser valorizada e reconhecida como primordial na sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,81MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem Temática;Laboratório Vivo. Alfabetização Científica. Educação Ambiental.pt_BR
Título: dc.titleHORTA / LABORATÓRIO VIVO UM OLHAR SENSÍVEL À VIDA E AO ENSINOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons