Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | De Bona, Michael | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pazinato, Maurícius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-04-04T21:23:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-04-04T21:23:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | 25aMICHAEL DE BONA-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724806 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI da UFRGS, teve como objetivo desenvolver um produto educacional na forma de e-book voltado para professores de Química do ensino médio com enfoque em atividades experimentais investigativas com materiais alternativos. O e-book conta com uma parte destinada ao professor, sugerindo como realizar a atividade e uma parte destinada aos alunos, contendo orientações para a realização do experimento por eles em sala de aula. A experimentação no ensino de Ciências vem sendo apontada por pesquisadores da área como uma importante metodologia de ensino quanto ao desenvolvimento de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais. Os experimentos foram aplicados em três turmas de Ensino Médio, sendo uma turma de cada série, de uma escola pública estadual localizada na região sul de Santa Catarina, na qual o autor é professor efetivo nas disciplinas de Química e Física. Cada atividade experimental desafia os alunos a resolver uma situação-problema e não foram fornecidos roteiros contendo o passo a passo ou o procedimento experimental. O papel do professor consiste em orientar os alunos, os quais têm a oportunidade de elaborar hipóteses e buscar meios para realizar o experimento. As práticas experimentais do produto educacional que foram aplicadas são “É possível separar os componentes de uma mistura formada por água, sal, areia e óleo?” na 1a série, “Água conduz eletricidade?” na 2a série e “Alguns postos de combustíveis adulteram gasolina? Com qual substância? Água?” na 3a série. Além desses experimentos, o produto também conta com a atividade experimental “Quais produtos da cozinha possuem caráter ácido, básico ou neutro?”. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionários aplicados antes, durante e depois das atividades experimentais e da observação participante. A partir dos resultados obtidos verificou-se o aprimoramento e desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, como o trabalho em grupo, a resolução de problemas e a tomada de decisões. Além disso, os experimentos investigativos estimularam a criatividade, aprimoraram a capacidade de observação, registro de informações e análise de dados. Os estudantes propuseram hipóteses para os fenômenos, associando conceitos científicos com seu dia a dia. Também, verificaram-se avanços em conceitos de Química abordados em cada experimento, por exemplo: diferença entre substância e misturas bem como a escolha do processo de separação levando em consideração o fato da mistura ser homogênea ou heterogênea; associar a condução de corrente elétrica nas soluções aquosas com a natureza do soluto e, além disso, associar a miscibilidade de uma mistura com a polaridade das substâncias que compõem essa mistura. Portanto, a partir dessa pesquisa constatou-se ser viável desenvolver atividades experimentais investigativas, como as representadas no e- book, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas, sem laboratórios. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades experimentais investigativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | e- book | pt_BR |
Título: dc.title | EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS DE QUÍMICA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
25aMICHAEL DE BONA-Produto.pdf | 8,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724806/2/25aMICHAEL DE BONA-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons