
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARTINHÃO, WILIAN LUCAS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-30T15:26:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-30T15:26:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TEMPORALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724337 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é fruto de pesquisa sobre temporalidades e ensino de história. O objetivo foi compreender a dinâmica das temporalidades históricas no bojo das transformações sociais provocadas pelo fenômeno pandêmico causado pelo COVID-19 e seus impactos nas instituições escolares públicas, e consequentemente na prática de ensino de história em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no ano de 2020. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória a partir de fontes bibliográficas, arquivos históricos e documentos públicos derivados de políticas adotadas pela gestão municipal em tangência com as estaduais e nacionais. O resultado nos mostra que houve alterações nas temporalidades das instituições escolares e no ensino de história nas escolas públicas. Isso significa que houve uma alteração histórica na organização social do sistema de ensino público e que afetou o ensino de história no tempo presente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,8MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Temporalidades | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História do Tempo Presente | pt_BR |
| Título: dc.title | TEMPORALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO. Wilian (1).pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724337/2/DISSERTAÇÃO. Wilian (1).pdfDownload | |
| DISSERTAÇÃO. Wilian - Produto.pdf | 5,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724337/3/DISSERTAÇÃO. Wilian - Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons