Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDEAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RESSTEL, Renata | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-30T13:05:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-30T13:05:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E--BOOK_GD CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS_2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724298 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT- sob a orientação da professora Danielli Veiga Carneiro Sondermann. O material é destinado a abordar a criação de materiais didáticos digitais acessíveis, contendo diretrizes voltadas para o Programa Qualificar ES no que se refere às questões de acessibilidade nos cursos a distância. O objetivo desse produto é compartilhar as diretrizes obtidas durante e após a pesquisa e oferta do curso “Produção de Materiais Digitais Acessíveis”, cujo foco foi ensinar boas práticas de acessibilidade em materiais digitais para um grupo selecionado de profissionais da educação. Embora o guia didático tenha como alvo o Programa Qualificar ES, não há impedimentos para que ele venha a ser utilizado como uma ferramenta para a acessibilidade em outros programas educacionais de outras instituições, sejam elas públicas ou privadas. Estima-se que essa iniciativa possa orientar professores e pesquisadores quanto ao preparo e disponibilização de acessibilidade em materiais didáticos na Educação a Distância. Servindo como um guia facilitador aos que buscam apoio dentro desta temática. E, além disso, por meio da facilidade de acesso à informação, que os professores sejam incentivados a trabalhar com maior frequência e qualidade a educação inclusiva. Espero que esse Guia Didático contribua, de fato, como facilitador, reduzindo as dificuldades identificadas e que são enfrentadas pelos professores ao preparar materiais para seus alunos, apoiando um trabalho inovador e inclusivo em cursos a distância, colaborando para o hábito de planejar e produzir todo material didático, atentando-se para a acessibilidade, desde sua criação até a sua conclusão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,59 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância; Material Didático; Educação Inclusiva; Design Universal para Aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA DIDÁTICO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS ACESSÍVEIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons