GUIA DIDÁTICO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS ACESSÍVEIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDEAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRESSTEL, Renata-
Autor(es): dc.contributor.authorSONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-30T13:05:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-30T13:05:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E--BOOK_GD CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS_2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724298-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática – EDUCIMAT- sob a orientação da professora Danielli Veiga Carneiro Sondermann. O material é destinado a abordar a criação de materiais didáticos digitais acessíveis, contendo diretrizes voltadas para o Programa Qualificar ES no que se refere às questões de acessibilidade nos cursos a distância. O objetivo desse produto é compartilhar as diretrizes obtidas durante e após a pesquisa e oferta do curso “Produção de Materiais Digitais Acessíveis”, cujo foco foi ensinar boas práticas de acessibilidade em materiais digitais para um grupo selecionado de profissionais da educação. Embora o guia didático tenha como alvo o Programa Qualificar ES, não há impedimentos para que ele venha a ser utilizado como uma ferramenta para a acessibilidade em outros programas educacionais de outras instituições, sejam elas públicas ou privadas. Estima-se que essa iniciativa possa orientar professores e pesquisadores quanto ao preparo e disponibilização de acessibilidade em materiais didáticos na Educação a Distância. Servindo como um guia facilitador aos que buscam apoio dentro desta temática. E, além disso, por meio da facilidade de acesso à informação, que os professores sejam incentivados a trabalhar com maior frequência e qualidade a educação inclusiva. Espero que esse Guia Didático contribua, de fato, como facilitador, reduzindo as dificuldades identificadas e que são enfrentadas pelos professores ao preparar materiais para seus alunos, apoiando um trabalho inovador e inclusivo em cursos a distância, colaborando para o hábito de planejar e produzir todo material didático, atentando-se para a acessibilidade, desde sua criação até a sua conclusão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,59 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distância; Material Didático; Educação Inclusiva; Design Universal para Aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleGUIA DIDÁTICO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS ACESSÍVEISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons