Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANUNCIAÇÃO, JOÃO VITOR FERNANDES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-29T15:09:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-29T15:09:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Ensino de História Indígena: Diálogos com o Movimento Cultural Guaicuru e o Memorial Henrique de Melo Spengler. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724219 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), insere-se na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, discutindo as representações do artista plástico neonativista Henrique de Melo Spengler, o Movimento Guaicuru os métodos de ensino e aprendizagem nas aulas de História do povo Indígena dos Povos Guaicurus por meio do Memorial Henrique Spengler. Apresenta um estudo sobre as aulas de História indígena dos 8o anos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Estudante William Tavares de Oliveira do município de Coxim-MS. Busca-se compreender como o artista plástico Henrique Spengler desenvolveu as suas artes sob inspiração dos povos Guaicurus e a influência do Movimento Cultural Guaicurus nas representações dos povos Guaicurus em MS, também objetiva-se descrever o projeto de ensino de História Indígena desenvolvido no espaço escolar. A pesquisa utilizou aportes teóricos do campo do Ensino de História e do Ensino de História indígena. Os resultados dão conta de que os saberes históricos construídos por estudantes em diferentes espaços da comunidade estão relacionados as suas vivências e representações referentes a temática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,9MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Indígena. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Povos Guaicurus. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA: DIÁLOGOS COM O MOVIMENTO CULTURAL GUAICURU E O MEMORIAL HENRIQUE DE MELO SPENGLER | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final João Vitor F. Anunciação.pdf | 7,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/724219/2/Dissertação Final João Vitor F. Anunciação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons