Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Juliana Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-22T16:15:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-22T16:15:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | VIVER E MORRER NO CANDOMBLÉ: MORALIDADE CANDOMBLECISTA E ENSINO DE HISTÓRIA | - |
identificador: dc.identifier.other | VIVER E MORRER NO CANDOMBLÉ: MORALIDADE CANDOMBLECISTA E ENSINO DE HISTÓRIA-TEXTO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723597 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estudo da moralidade iorubá, isto é, as práticas, as religiosidades e os modos de pensar, que influenciou diferentes povos da diáspora africana que vieram para o Brasil, através de um paralelismo entre alguns entrevistados – sacerdotes do candomblé, acerca de certas regras de convivência para o bem comum e a ideia da morte que se correlaciona com tais regras. Levando assim em conta, o protagonismo negro, exemplificado na cultura e nas religiosidades afro-brasileiras, a luta contra a intolerância religiosa, a descolonização do currículo escolar e a inserção de práticas interculturais e da ética da alteridade no ensino. Para tal, o uso de falas e vídeos de tais entrevistados nas salas de aula, juntamente com um texto de apoio, procura desmistificar a religiosidade e as práticas sociais de matriz africana, trazendo a discussão de novos conhecimentos africanos e afro-brasileiros que podem contribuir dentro do currículo escolar de Ciências Humanas, seguindo as Leis 10.639/03 e 11.645/08 sobre a cultura e a história africana, afro-brasileira e indígena | - |
Tamanho: dc.format.extent | 8.862 KG/4.134 KG | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória, moralidade, ética, história, ensino, candomblé. | - |
Título: dc.title | VIVER E MORRER NO CANDOMBLÉ: MORALIDADE CANDOMBLECISTA E ENSINO DE HISTÓRIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA MESTRADO.pdf | 8,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723597/2/MONOGRAFIA MESTRADO.pdfDownload | |
TEXTO ROTEIRO COMPLETO2 (1).pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723597/3/TEXTO ROTEIRO COMPLETO2 (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons