ERER em Serra (ES): para além do já vivido!

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Tânia Maria dos-
Autor(es): dc.contributor.authorCaprini, Aldieris Braz Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-22T15:30:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-22T15:30:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
identificador: dc.identifier.otherERER em Serra (ES) - para além do já vivido!pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723558-
Resumo: dc.description.abstractEste plano de formação é o produto educativo que resultou da pesquisa "Educação para as relações étnico-raciais (ERER) e a formação de professores: percursos formativos no município de Serra - ES", da linha de investigação "Formação de professores" do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pósgraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, Campus Vitória. A pesquisa realizada sobre a formação de professores e a educação das relações étnico-raciais, baseou-se nos seguintes questionamentos: qual a contribuição do curso de formação continuada “Educação, Relações Étnico-Raciais e Diversidade: diálogos necessários” para formação dos professores do Sistema de Ensino do município da Serra?; Qual a influência deste curso de formação nas práticas pedagógicas nas escolas do Sistema de Ensino do município da Serra?; Quais as demandas formativas que os professores egressos dessa formação apontariam a partir de suas vivências na escola? No intuito de responder aos questionamentos supracitados, o objetivo geral assentou-se na análise da contribuição do curso promovido pela Coordenação de Estudos Étnico-Raciais – CEER, da Secretaria Municipal de Educação da Serra (ES) com vistas à elaboração de uma proposta de formação continuada para o aprofundamento epistemológico dos professores egressos. Os objetivos específicos trataram de: conhecer o percurso histórico do curso de formação; investigar a influência do curso nas práticas pedagógicas dos professores participantes desta formação e construir um produto educacional que materialize uma proposta de formação continuada para o aprofundamento epistemológico dos professores egressos. Como aporte teórico recorremos a autores como: Freire (1967, 1979, 1987, 1996,) Imbernón (2010, 2011), Tardif (2014), Caprini (2017), Gomes (2003, 2005), Gomes e Silva (2002), Candau (2014). Este produto educativo, elaborado a partir de diálogos e compartilhamento de experiências entre professores e validado pela banca de defesa da dissertação. Não tem a intenção de ser prescritivo, mas, antes, de ser um material de reflexão que potencialize as práticas educativas para uma educação antirracista nos espaços escolares serranos e para além deles.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,43 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
Título: dc.titleERER em Serra (ES): para além do já vivido!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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