Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Tânia Maria dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caprini, Aldieris Braz Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-22T15:30:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-22T15:30:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | ERER em Serra (ES) - para além do já vivido! | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723558 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este plano de formação é o produto educativo que resultou da pesquisa "Educação para as relações étnico-raciais (ERER) e a formação de professores: percursos formativos no município de Serra - ES", da linha de investigação "Formação de professores" do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pósgraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, Campus Vitória. A pesquisa realizada sobre a formação de professores e a educação das relações étnico-raciais, baseou-se nos seguintes questionamentos: qual a contribuição do curso de formação continuada “Educação, Relações Étnico-Raciais e Diversidade: diálogos necessários” para formação dos professores do Sistema de Ensino do município da Serra?; Qual a influência deste curso de formação nas práticas pedagógicas nas escolas do Sistema de Ensino do município da Serra?; Quais as demandas formativas que os professores egressos dessa formação apontariam a partir de suas vivências na escola? No intuito de responder aos questionamentos supracitados, o objetivo geral assentou-se na análise da contribuição do curso promovido pela Coordenação de Estudos Étnico-Raciais – CEER, da Secretaria Municipal de Educação da Serra (ES) com vistas à elaboração de uma proposta de formação continuada para o aprofundamento epistemológico dos professores egressos. Os objetivos específicos trataram de: conhecer o percurso histórico do curso de formação; investigar a influência do curso nas práticas pedagógicas dos professores participantes desta formação e construir um produto educacional que materialize uma proposta de formação continuada para o aprofundamento epistemológico dos professores egressos. Como aporte teórico recorremos a autores como: Freire (1967, 1979, 1987, 1996,) Imbernón (2010, 2011), Tardif (2014), Caprini (2017), Gomes (2003, 2005), Gomes e Silva (2002), Candau (2014). Este produto educativo, elaborado a partir de diálogos e compartilhamento de experiências entre professores e validado pela banca de defesa da dissertação. Não tem a intenção de ser prescritivo, mas, antes, de ser um material de reflexão que potencialize as práticas educativas para uma educação antirracista nos espaços escolares serranos e para além deles. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,43 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Título: dc.title | ERER em Serra (ES): para além do já vivido! | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ERER em Serra (ES) - para além do já vivido!.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723558/2/ERER em Serra (ES) - para além do já vivido!.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons