
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Grande Rio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carlos Andrea Abrantes, Giselle Faur de Castro Catarino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-21T21:53:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-21T21:53:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Temperatura e calor - Experimentos de Baixo Custo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723517 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é uma Sequência Didática, produto da dissertação de Mestrado intitulada Temperatura e calor: uma abordagem através da experimentação para o ensino de jovens e adultos do programa de pós-graduação em ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Nosso objetivo é apresentar um recurso didático para professores de Física como uma possibilidade para elaboração de planejamentos para o ensino de Física para jovens e adultos. A sequência didática é uma metodologia que busca oferecer uma proposta dinâmica para professor e alunos com objetivo de promover a compreensão dos fenômenos físicos. A sequência é composta por aulas encadeadas com atividades de experimentação ligadas ao ensino de temperatura e calor, com objetivo de oferecer às estudantes possibilidades de discussão a partir de seus conhecimentos prévios para promoção do conhecimento científico. Assim, neste material são apresentadas atividades didáticas, elaboradas para o professor que busca estratégias para tornar os processos de ensino e de aprendizagem mais efetivos e atrativos, associados a experimentos de baixo custo que podem ser trabalhados em sala de aula. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.4Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Temperatura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Calor | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Experimentos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Baixo custo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
| Título: dc.title | Temperatura e Calor através de experimentos de baixo custo: uma proposta utilizando sequencias didáticas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Experimentos de Temperatura e Calor.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723517/2/Experimentos de Temperatura e Calor.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons