
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Schenka Ribeiro, Nayla | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sholl Franco, ALfres | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-20T22:43:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-20T22:43:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Inclusão de alunos surdos no ensino | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723297 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este guia aborda vários pontos essenciais para reflexão e criação de novos paradigmas no processo ensino-aprendizagem de inglês, em escolas de ensino regular, principalmente, com alunos surdos e ouvintes que compartilham simultaneamente a mesma sala de aula. Para sua confecção foram utilizadas: pesquisa acadêmica em bancos de dados online e, também, pesquisa empírica a partir da aplicação da oficina “Multilinguismo: que universo é esse?” realizada em espaços formais e não formais, destinados a discentes, docentes e público em geral das instituições visitadas pelo Museu Itinerante de Neurociências (MIN), parte integrante do Museu de Neurociências (MN) durante os anos de 2017 e 2018. Visamos informar, conscientizar e contribuir para mudanças da cultura de pensar a sala de aula de inglês com surdos e ouvintes, considerando a aplicação das interfaces: Português/Inglês, Português/Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Inglês/Língua Americana de Sinais (ASL do inglês American Sign Language), favorecendo oportunidades de aprendizagem para os alunos, partindo-se dos princípios ideais de um desenvolvimento pleno para todos. Delineado por um processo de metaconstrução, ancorado por tecnologias digitais, o conteúdo traz recortes da dissertação de mestrado da autora (Ribeiro, 2019), de suas apresentações nas oficinas interativas do MIN e de trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais e artigos publicados (Sholl-Franco e Aranha, 2015; Schenka-Ribeiro e Sholl-Franco, 2018, 2019a; Silva, Aranha E Sholl-Franco, 2019). Os temas e sua ordem sequencial, apresentados no índice, refletem a importância de um percurso acadêmico e intelectual forjado para amadurecimento e emancipação de um projeto inusitado para a autora que pode se apresentar aos olhos dos leitores como um ponto de partida promissor para novas práticas didático-pedagógicas no processo ensino-aprendizagem de inglês tanto para alunos surdos e ouvintes, que convivem na mesma sala de aula, quanto para surdos e seus pares em instituições especializadas, ou não. Consideramos que as exigências da sociedade por acessibilidade e mais oportunidades de trabalho; as garantias de direitos adquiridos; o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas eficazes; o dinamismo e profusão de inovações tecnológicas; a produção de materiais autênticos; amplo planejamento e o trabalho coletivo nas escolas, dentre outros aspectos, são propulsores para rupturas de barreiras físicas, psicológicas, atitudinais. Portanto, inspirar novos profissionais à renovação de suas práticas, consolidando-se respeito e equidade dentro de um cenário de diversidades e diferenças torna-se uma necessidade premente. Entendemos que a educação é um espaço-tempo de responsabilidade, comprometimento e solidariedade que acolhe cada aluno em sua individualidade, independentemente do seu status quo. A diversidade é luz no caminho que enriquece os detalhes do aprendizado, criando universos autênticos, criativos e inovadores, possibilitando descobertas de grande valor para a sociedade, bem como o aparecimento de mentes brilhantes e grandes talentos. Nós, educadores, não podemos ficar alheios a isso. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,92 MB (5.169.152 bytes) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua Brasileira de sinais | pt_BR |
| Título: dc.title | Inclusão de alunos surdos no ensino | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em diversidade e Inclusão | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | defesa de projeto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons