MANUAL DIDÁTICO PARA APLICAÇÃO DO MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ESTUDO DE BIOMOLÉCULAS NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Medeiros, Nathalie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-16T13:18:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-16T13:18:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-15-
identificador: dc.identifier.otherMANUAL DIDÁTICO PARA APLICAÇÃO DO MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ESTUDO DE BIOMOLÉCULAS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722757-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho consiste na elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência de aulas de química para o ensino médio sobre Biomoléculas (Proteínas, Lipídeos e Carboidratos) através do método Rotação por Estação. O mesmo consiste numa metodologia ativa situada na zona híbrida de ensino, onde se dispõe de diferentes atividades em estações de forma simultânea, sendo que cada uma aborda um tema distinto, porém relacionado com os demais, de forma que sejam interdependentes, não havendo assim uma sequência obrigatória à realização. Por meio deste, temos o intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Quais as potencialidades e limitações que o ensino híbrido e o Método Rotação por Estação propõem para o aprendizado das Biomoléculas: Carboidratos, Lipídeos e Proteínas aos alunos da disciplina de Química do Ensino Médio? A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, colocando o pesquisador como o próprio sujeito promotor da ação para resolver um problema. A metodologia consistiu na aplicação de uma sequência de 07 aulas e os dados foram obtidos através de 02 questionários e vídeos produzidos pelos estudantes. Baseados nos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin, a partir dos dados coletados foi possível inferir que houve evolução do aprendizado, quando comparados os questionários inicial e final. Isso implica que a intervenção didática, até certo ponto, contribuiu para que os estudantes ampliassem e se aproximassem das ideias cientificamente aceitas. Além disso, destacamos que a sequência didática desenvolveu motivação nos estudantes, visto que a cada etapa os participantes buscaram superar as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19. Adicionalmente, a pesquisa contribuiu com a elaboração de um produto educacional do tipo manual didático com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, ainda mais, em um período em que as novas tecnologias são costumeiras, tanto dentro como fora da escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent836 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiomoléculaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Rotação por Estaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
Título: dc.titleMANUAL DIDÁTICO PARA APLICAÇÃO DO MÉTODO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO ESTUDO DE BIOMOLÉCULAS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI

Arquivos associados:
Nathalie - Produto Educacional Final.pdfManual Didático - Nathalie de Medeiros836,85 kBAdobe PDF/bitstream/capes/722757/2/Nathalie - Produto Educacional Final.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons