NO SILÊNCIO DOS TAMBORES: a festa de São Benedito em Poços de Caldas/MG como experiência de educação patrimonial

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Lucas William de Araujo Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-15T16:09:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-15T16:09:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
identificador: dc.identifier.otherNO SILÊNCIO DOS TAMBORES: a festa de São Benedito em Poços de Caldas/MG como experiência de educação patrimonialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722681-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação propõe a elaboração de uma revista eletrônica como ferramenta pedagógica na educação patrimonial tendo como base a Festa de São Benedito que ocorre em Poços de Caldas-MG, bem registrado como patrimônio imaterial municipal e, a partir dela, desenvolve três objetivos suplementares: refletir sobre o lugar do patrimônio no ensino de história; discutir a educação patrimonial fazendo-se valer de uma pedagogia libertadora; desenvolver a revista eletrônica como uma ferramenta pedagógica para o ensino de história local na educação básica. O recorte histórico compreende a presença negra em Poços de Caldas a partir de seu projeto de cidade em 1872 estabelecendo as raízes da devoção dos santos negros no município e sua perpetuação histórico-cultural nos anos subsequentes que resguardaram na festa de São Benedito a memória dos Caiapós, dos moçambiques e dos congados, culminando no seu registro como bem imaterial da cidade. Busca-se fornecer ao professor historiador repertório para reflexão de um ensino de história local, que pretende refletir com o estudante sobre seu lugar de ação e identificação de forma a romper com o modelo de ensino tradicional que privilegia as narrativas lineares, eurocêntricas e hegemônicas. A revista eletrônica como ferramenta pedagógica pretende ampliar os espaços escolares para além da sala de aula, promovendo um diálogo entre o estudante e seu contexto local, ressignificando o saber histórico escolar tradicional e reivindicando uma cultura escolar democrática e antirracista. Logo, o produto didático proposto intenta investigar com os estudantes possibilidades outras de escrita da história local e a reflexão ativa sobre os sujeitos históricos locais. Palavras-chave: Brasil. [Leis, decretos, etc.]. Lei n. 10639, de 9 de janeiro de 2003. História – Estudo e ensino. Festas religiosas – Poços de Caldas (MG). Patrimônio cultural. Periódicos eletrônicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3572pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBrasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Estudo e Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFestas Religiosas - Poços de Caldas/MGpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeriódicos Eletrônicospt_BR
Título: dc.titleNO SILÊNCIO DOS TAMBORES: a festa de São Benedito em Poços de Caldas/MG como experiência de educação patrimonialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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