Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Norte do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Maycon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-13T19:33:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-13T19:33:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maycon Silva de Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722542 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou discutir a aprendizagem de história, a partir da História Local como instrumento essencial na formação da consciência histórica e na construção de identidades, tendo como foco de análise a história de constituição do bairro Jardim Taquari localizada em Palmas – TO. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma da terceira série do ensino médio do colégio estadual Maria do Reis Alves Barros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Esse método foi utilizado como o intuito de compreender e refletir sobre as narrativas expostas pelos sujeitos da pesquisa, alunos partícipes da construção da experiência. Tivemos como hipótese que o ensino de história local pode ser uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da construção de suas identidades, a partir do desenvolvimento da aprendizagem histórica, bem como da consciência histórica. Na medida em que os discentes conseguem desenvolver uma reflexão sobre o passado, presente e futuro, eles têm as potencialidades de se projetarem enquanto sujeitos históricos e cidadãos atuantes na construção social de sua comunidade. Para responder à hipótese proposta foram organizadas etapas com atividades distintas: apresentação da pesquisa, aulas temáticas sobre história Local/Regional, leitura e análises de textos sobre o estado do Tocantins, sobre a construção de Palmas e também sobre o jardim Taquari, posteriormente aplicamos questionários a fim de levantarmos dados. Como produto final, elaboramos uma sequência didática com orientações a serem seguidas ou adaptadas de acordo com a realidade de cada professor ou turma. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2087 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Palmas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bairro Taquari | pt_BR |
Título: dc.title | Reflexões para o Ensino de História Local: o bairro Taquari-Palmas-TO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maycon Silva de Oliveira UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2022 | 2,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722542/2/Maycon Silva de Oliveira UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons