Reflexões para o Ensino de História Local: o bairro Taquari-Palmas-TO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Norte do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Maycon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-13T19:33:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-13T19:33:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherMaycon Silva de Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722542-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho objetivou discutir a aprendizagem de história, a partir da História Local como instrumento essencial na formação da consciência histórica e na construção de identidades, tendo como foco de análise a história de constituição do bairro Jardim Taquari localizada em Palmas – TO. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma da terceira série do ensino médio do colégio estadual Maria do Reis Alves Barros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Esse método foi utilizado como o intuito de compreender e refletir sobre as narrativas expostas pelos sujeitos da pesquisa, alunos partícipes da construção da experiência. Tivemos como hipótese que o ensino de história local pode ser uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da construção de suas identidades, a partir do desenvolvimento da aprendizagem histórica, bem como da consciência histórica. Na medida em que os discentes conseguem desenvolver uma reflexão sobre o passado, presente e futuro, eles têm as potencialidades de se projetarem enquanto sujeitos históricos e cidadãos atuantes na construção social de sua comunidade. Para responder à hipótese proposta foram organizadas etapas com atividades distintas: apresentação da pesquisa, aulas temáticas sobre história Local/Regional, leitura e análises de textos sobre o estado do Tocantins, sobre a construção de Palmas e também sobre o jardim Taquari, posteriormente aplicamos questionários a fim de levantarmos dados. Como produto final, elaboramos uma sequência didática com orientações a serem seguidas ou adaptadas de acordo com a realidade de cada professor ou turma.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2087 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPalmaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBairro Taquaript_BR
Título: dc.titleReflexões para o Ensino de História Local: o bairro Taquari-Palmas-TOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Maycon Silva de Oliveira UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 20222,09 MBAdobe PDF/bitstream/capes/722542/2/Maycon Silva de Oliveira UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons