QUAL QUÍMICA TE ALIMENTA? Uma Proposta de Sequência Didática como Estratégia de Ensino Contextualizada para a EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Costa, Noélia-
Autor(es): dc.contributor.authorde Souza, Roseli-
Autor(es): dc.contributor.authorTamiasso-Martinhon, Priscila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-13T14:35:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-13T14:35:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-15-
identificador: dc.identifier.otherPORTFÓLIO_Qual química te alimentapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722537-
Resumo: dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade criada para atender à demanda de escolarização de pessoas que não puderam ter acesso ou dar continuidade a determinado nível de ensino básico na idade apropriada, de acordo com o expresso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei n. º 9.394 de 1996 (BRASIL, 1996). Docentes que atuam com o público acolhido pelas salas de aula da EJA percebem o quanto estes estudantes possuem características distintas dos alunos de outros cursos regulares de ensino básico, uma vez que suas vivências e experiências adquiridas ao longo dos anos de vida conferem aos alunos da EJA uma enorme bagagem de conhecimentos prévios sobre o mundo, ainda que de forma incompleta do ponto de vista científico. Além disso, as expectativas relacionadas à conclusão do ensino básico também são diferentes, pois costumam estar frequentemente atreladas não só a uma valiosa chance de inclusão social, como também a uma importante oportunidade de ascensão profissional e financeira. Sendo assim, percebe-se a necessidade de desenvolvimento de abordagens de ensino próprias para a EJA, essencialmente pautadas na valorização dos saberes prévios destes discentes e na relevância dos conteúdos abordados para a compreensão do mundo e aplicação em sua cultura, história e contexto social. Paulo Freire (2001, p.50) afirma que não é possível ao(a) educador(a) desconhecer, subestimar ou negar os "saberes de experiência feitos” com que os educandos chegam à escola. Levando em consideração essas questões, o presente portfólio científico descreve uma metodologia de ensino organizada através de uma sequência didática para salas de aulas de Química de ensino médio na EJA, a partir da utilização do eixo temático “Alimentos”, desenvolvida por meio de discussões, exposições dialógicas, oficinas, atividades experimentais, entre outros. O intuito deste projeto é oferecer aos professores da área uma alternativa de redimensionamento de suas práticas pedagógicas relacionadas à EJA, a fim de que possam contribuir significativamente para a permanência e continuidade dos estudantes em sua formação básica, de forma que estes tenham a oportunidade de protagonizar um processo de aprendizagem dinâmico, atrativo e prazeroso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent886 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlimentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlimentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Título: dc.titleQUAL QUÍMICA TE ALIMENTA? Uma Proposta de Sequência Didática como Estratégia de Ensino Contextualizada para a EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons