Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Costa, Noélia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Souza, Roseli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tamiasso-Martinhon, Priscila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-13T14:35:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-13T14:35:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | PORTFÓLIO_Qual química te alimenta | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722537 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade criada para atender à demanda de escolarização de pessoas que não puderam ter acesso ou dar continuidade a determinado nível de ensino básico na idade apropriada, de acordo com o expresso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) - Lei n. º 9.394 de 1996 (BRASIL, 1996). Docentes que atuam com o público acolhido pelas salas de aula da EJA percebem o quanto estes estudantes possuem características distintas dos alunos de outros cursos regulares de ensino básico, uma vez que suas vivências e experiências adquiridas ao longo dos anos de vida conferem aos alunos da EJA uma enorme bagagem de conhecimentos prévios sobre o mundo, ainda que de forma incompleta do ponto de vista científico. Além disso, as expectativas relacionadas à conclusão do ensino básico também são diferentes, pois costumam estar frequentemente atreladas não só a uma valiosa chance de inclusão social, como também a uma importante oportunidade de ascensão profissional e financeira. Sendo assim, percebe-se a necessidade de desenvolvimento de abordagens de ensino próprias para a EJA, essencialmente pautadas na valorização dos saberes prévios destes discentes e na relevância dos conteúdos abordados para a compreensão do mundo e aplicação em sua cultura, história e contexto social. Paulo Freire (2001, p.50) afirma que não é possível ao(a) educador(a) desconhecer, subestimar ou negar os "saberes de experiência feitos” com que os educandos chegam à escola. Levando em consideração essas questões, o presente portfólio científico descreve uma metodologia de ensino organizada através de uma sequência didática para salas de aulas de Química de ensino médio na EJA, a partir da utilização do eixo temático “Alimentos”, desenvolvida por meio de discussões, exposições dialógicas, oficinas, atividades experimentais, entre outros. O intuito deste projeto é oferecer aos professores da área uma alternativa de redimensionamento de suas práticas pedagógicas relacionadas à EJA, a fim de que possam contribuir significativamente para a permanência e continuidade dos estudantes em sua formação básica, de forma que estes tenham a oportunidade de protagonizar um processo de aprendizagem dinâmico, atrativo e prazeroso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 886 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Título: dc.title | QUAL QUÍMICA TE ALIMENTA? Uma Proposta de Sequência Didática como Estratégia de Ensino Contextualizada para a EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PORTFÓLIO_NOELIA_MAYER_Produto Educacional.pdf | Produto Educacional | 885,6 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722537/2/PORTFÓLIO_NOELIA_MAYER_Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons