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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MENDES, Edivan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Ana Kely Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cínthia Cunha Maradei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-13T11:05:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-13T11:05:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edivan Mendes Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722520 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material didático, trata-se de um produto educacional chamado “Guia de atividades”, o qual, é parte integrante do trabalho de pesquisa intitulado “O ensino de volume de prismas e pirâmides por meio de atividades no Geogebra”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática em nível de Mestrado Profissional da Universidade do Estado do Pará, cuja finalidade é apresentar aos professores de Matemática do ensino Médio um material que auxilie o ensino de volume de prismas e pirâmides. A partir dessa visão, nasceu a idealização deste Guia de atividades, em que propomos o uso do Geogebra em sala de aula para o ensino de volume de prismas e pirâmides, por meio do qual acreditamos que os alunos se tornarão protagonistas no processo ensino e aprendizagem. A escolha do conteúdo volume de prismas e pirâmides está ligado a dois motivos: o primeiro é porque esse conteúdo faz parte da geometria, que infelizmente ainda é pouca explorada no ensino de Matemática e isso pude perceber durante a minha formação básica, em que os meus professores de Matemática quase não trabalharam com os conteúdos de geometria, o segundo motivo, é por perceber em minha atuação como docente que os alunos apresentam grande dificuldade em geometria. Uma outra situação que podemos perceber, é que muitos livros didáticos de Matemática, que vinham sendo usados em sala de aula recentemente, abordavam o conteúdo de geometria nos capítulos finais, o que colaborou para pouca exploração dos conteúdos de geometria. Haja vista que, um bom número de professores costuma seguir a sequência do livro para dar suas aulas e pelo fato do conteúdo de geometria em grande parte deles ser apresentado no final, os professores não trabalhavam esses conteúdos, ou quando trabalhavam, era de forma rápida e precária. As situações abordadas acima estão de certa forma relacionadas ao processo histórico ocorrido no ensino de Matemática durante o período do Movimento Matemática Moderna que ocorreu na década de 60, período em houve a desvalorização do ensino da geometria (PAVANELLO, 1989). A não abordagem dos conteúdos de geometria somada com uma prática de ensino precária, que não desperta o interesse do aluno em aprender e que o coloca na condição de um simples receptor, reproduz um ensino e uma aprendizagem deficiente. É por isso que muitos alunos apresentam dificuldades na hora de resolver problemas que exigem o conhecimento geométrico. Entretanto, sabemos que a geometria tem grande importância para a sociedade e, portanto, os alunos precisam do conhecimento geométrico para resolver várias situações problemas do cotidiano. Mediante essa necessidade, percebemos que os currículos de Matemática elaborados atualmente no Brasil, buscam contemplar o ensino desta área da Matemática. Principalmente, por serem elaborados com base nos PCNs e mais recentemente na BNCC, documentos estes que destacam a importância do ensino da geometria. Os parâmetros ressaltam que no desenvolvimento do ensino da geometria deve-se entender que: Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de matemática do ensino fundamental, pois através deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive (BRASIL, 2001, p. 55). Por meio dessa citação, notamos que a assimilação dos conceitos geométricos permite aos alunos descrever situações e resolver problemas relacionados com o cotidiano. Sendo essencial para compreensão de vários elementos que nos cercam, inclusive para resolver questões de outras áreas de conhecimento. A BNCC também destaca a importância do ensino da geometria, pois apresenta a geometria como parte importante do currículo de Matemática. Conforme este documento a organização do currículo de Matemática está estruturado em unidades temáticas definidas da seguinte forma: Números, Álgebra, Geometria , Grandezas e Medidas, e Probabilidade e Estatística. Ainda com base na BNCC “a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento” (BRASIL, 2017, p. 271). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3248 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria-Estudo e Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Volume de prismas e pirâmides | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de atividades para o ensino de Volume Prismas e Pirâmides no Geogebra - Produto Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Edivan Mendes Produto Educacional.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722520/1/Edivan Mendes Produto Educacional.pdfDownload |
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