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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Norte do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Luziane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-13T19:57:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-13T19:57:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Luziane Larindo dos Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722509 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação tem como tema o ensino do componente curricular de história fora do espaço escolar como estratégia para potencializar e valorizar a história local, dar visibilidade à comunidade quilombola e propiciar, assim, a aprendizagem da história local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aporte na história oral, mais especificamente, a história oral temática. As técnicas utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, documental, trabalho de campo e entrevistas. O objetivo geral foi analisar a prática desenvolvida nas aulas de história, no âmbito do projeto “Quilombo um território sagrado, em foco: Quilombo Ilha São Vicente”, no ensino médio na Escola Estadual Denise Gomide Amui, em Araguatins/TO, na temporalidade de setembro a novembro do ano de 2019. Esta foi desenvolvida em parceria com a comunidade quilombola, no espaço temporal de outubro a novembro do ano de 2019. Na ocasião da prática, foram realizadas visitas ao quilombo, com elaboração de atividades que permearam a história desse território, as memórias, relacionando-as à história do município tocantinense, visando assim demonstrar aos alunos e demais professores que é possível, e necessário, a integração de saberes, a valorização e inclusão da história local como estratégia de ensino decolonial. A avaliação da prática foi realizada através de entrevistas temáticas com os participantes (alunos, professores, coordenação pedagógica e comunidade quilombola). Na avaliação, as oralidades indicam sinal positivo em relação a prática, como sendo de grande potencialidade para trabalhar temas como história local e história quilombola e a questão étnico-racial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2326 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombo Ilha são Vicente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Título: dc.title | “Do chão do quilombo” Ilha São Vicente -TO: uma prática extramuros para o Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Luziane Laurindo dos Santos UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2022 | 2,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722509/2/Luziane Laurindo dos Santos UFNT.pdfDownload |
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