Pranchetas de Origami Arquitetônico para o ensino de Geometria Molecular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Nilton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-13T12:24:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-13T12:24:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-27-
identificador: dc.identifier.otherPranchetas de Origami Arquitetônico para o ensino de Geometria Molecularpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722500-
Resumo: dc.description.abstractNesta pesquisa, foram elaboradas e construídas pranchetas de origami arquitetônico aplicáveis como recurso didático, tendo como objetivo adicional avaliar sua potencialidade como ferramenta educacional no ensino de Geometria Molecular. A pesquisa fundamentou-se em alguns referenciais teóricos: a Teoria Sócio interacionista de Vygotsky, Teoria geral dos signos de Charles Peirce e nas contribuições de pesquisadores da Educação Química. Optou-se metodologicamente por uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Os dados foram recolhidos a partir do acompanhando da proposta pedagógica, que incluiu a aplicação de questionários, inicial e final, a toda a turma, a observação de atividades propostas nas pranchetas, realização de atividade experimental com origami, notas de campo, questionário de satisfação do material e um teste duas semanas depois, para verificação da memória de longo prazo. Os resultados demonstraram a priori, que ao se aplicar a metodologia com este material didático em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Morada Nova - CE foi possível verificar, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, que estes avançaram em sua aprendizagem. Desse modo, a maioria deles atingiu uma aprendizagem consistente sobre o tema, desenvolvendo habilidades espaciais, tais como, rotacionar mentalmente uma molécula no espaço, transpor ou traduzir uma representação de moléculas 2D para 3D e vice-versa, além de perceber algumas relações entre propriedades das moléculas e geometria molecular. Os alunos participaram com entusiasmo das atividades e apresentaram boa cooperação ao trabalhar em grupo, compartilhando dúvidas e experiências com seus pares. A presença do professor como mediador nesse processo, foi de fundamental importância para a correta utilização do material didático e aprofundamento do tema desenvolvido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,56 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Molecularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOrigami Arquitetônicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrecurso didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Químicapt_BR
Título: dc.titlePranchetas de Origami Arquitetônico para o ensino de Geometria Molecularpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI

Arquivos associados:
NILTON CLAUDIO MAIA.pdfPortfólio (Nilton Maia)1.6 MBAdobe PDF/bitstream/capes/722500/2/NILTON CLAUDIO MAIA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons