TERMOENSINO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Dinardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-13T10:55:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-13T10:55:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
identificador: dc.identifier.otherTERMOENSINO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722498-
Resumo: dc.description.abstractPara que a compreensão da Química possa contribuir de forma significativa no processo ensino-aprendizagem, é preciso que o educador disponha, além da abordagem pragmática, de outras ferramentas pedagógicas. Pesquisadores em educação afirmam que a utilização da experimentação e da mídia audiovisual são estratégias de importante impacto nesse processo. Isso é promovido pelo interesse dos estudantes em experimentarem, na prática, os conceitos teóricos e de poderem utilizar tecnológias digitais das quais naturalmente têm algum domínio. Assim, a diversificação no ensino de Química auxilia minimizar de forma apreciável a heterogeneidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação e desenvolvendo o conhecimento monitorado por um processo avaliativo contínuo. O presente trabalho, apoiado no socioconstrutivismo e em referências direcionadas à prática avaliativa, tem como objetivo analisar a contribuição da experimentação, juntamente à produção de vídeos, no ensino de termoquímica. O produto educacional foca em orientações didáticas para professores do ensino médio, utilizando um novo aplicativo, desenvolvido neste trabalho. Os participantes dessa pesquisa são estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. A execução da pesquisa ocorreu numa sequência de sete encontros, que envolveram três etapas. Sendo a primeira etapa caracterizada pelos encontros que envolveram a introdução contextualizada, experimentação ilustrativa em sala, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividades. Na segunda etapa ocorreram os encontros para a experimentação, produção audiovisual pelos alunos e a mediação envolvendo a análise dos vídeos produzidos. A terceira etapa é formada por um encontro para exibição dos vídeos e posterior discursão acerca dos experimentos e o último encontro foi para realizar avaliação da temática estudada e da proposta de ensino aplicada. A metodologia vem se mostrando promissora, verificando-se na avaliação da proposta de ensino, que um percentual de 73 % concorda fortemente que a experimentação foi um recurso importante no desenvolvimento do conhecimento científico. Na perspectiva de utilização da mídia audiovisual, 67,3 % concordaram fortemente que houve contribuição significativa para compreensão do conteúdo. Sobre a discussão após exibição dos vídeos, 78,4 % concordaram fortemente que esta foi importante para fortalecer os conhecimentos adquiridos durante o processo. Em uma visão preliminar, das análises das respostas nos vídeos e na discussão, há forte indicativo de um progresso no desenvolvimento e contribuição para aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,09 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTermoquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApppt_BR
Título: dc.titleTERMOENSINO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TERMOQUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA – PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI

Arquivos associados:
DINARDO ALVES DA SILVA.pdfLivro Digital (Dinardo da Silva)2.15 MBAdobe PDF/bitstream/capes/722498/2/DINARDO ALVES DA SILVA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons